back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaPT vota em peso para garantir "orçamento secreto" e é criticado até por aliados

PT vota em peso para garantir “orçamento secreto” e é criticado até por aliados

"A maior vergonha deste país", disse Lula em campanha eleitoral. Agora, toda sua base aliada vota para manter as emendas do relator
Compartilhar:
Reprodução

O Congresso Nacional informou oficialmente ao Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (16) que aprovou uma resolução com novas regras para as emendas de relator – carinhosamente apelidadas como “orçamento secreto” pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados, principalmente através da mídia que compõe o ‘consórcio de veículos de imprensa’. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O Legislativo aprovou o projeto um dia após o STF retomar o julgamento das quatro ações que contestam o mecanismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Após os votos de quatro ministros acompanhando integralmente o voto da ministra relatora, Rosa Weber, para derrubar as emendas do relator e de quatro outros votos distintos sobre o assunto, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira (15/12) o julgamento que discute a constitucionalidade. A continuidade do julgamento foi marcada para a última sessão do ano, na próxima segunda-feira (19/12), às 10h. Ainda faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. 

Dos 49 deputados do PT presentes à sessão, 44 votaram a favor da resolução, três contra e dois se abstiveram. Durante toda a campanha eleitoral, Lula não poupou críticas ao orçamento secreto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Classificou a prática como “bandidagem”, “maior excrescência da política orçamentária deste país” e afirmou que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, exercia o poder como um “imperador do Japão”. Após vencer a eleição, porém, o petista foi mudando o discurso, até evitar qualquer polêmica sobre o assunto. 

“Eles conseguiram manter o Orçamento Secreto, até o PT votou a favor do que Lula em campanha criticou e prometeu acabar. 5% serão divididos entre o presidente e o relator da Comissão Mista de Orçamento (o texto não define o percentual para cada um)”, escreveu o parlamentar Frota em seu perfil no Twitter, nesta sexta-feira (16/12).

“Votei contra o Orçamento Secreto. O PT votou a favor, não entendi”, disse Frota, que também compartilhou um tuite afirmando que o Partido Liberal (PL) e o Centrão também se uniram na aprovação da resolução com novas regras para as emendas de relator.

Ao discursar, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) chamou a atenção para o volume de recursos sob controle de Lira e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Eu quero saber, Vossa Excelência Rodrigo Pacheco, o que Vossa Excelência quer com R$ 1,5 bilhão? O que o presidente da Câmara, Arthur Lira, quer com R$ 1,5 bilhão?”.

Clique aqui e veja o que o próprio Partido dos Trabalhadores (PT) disse sobre o orçamento secreto em outubro de 2022. 

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.