back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaPT vota contra, mas CCJ aprova lei que torna crime a posse de droga

PT vota contra, mas CCJ aprova lei que torna crime a posse de droga

Em um movimento que desafia diretamente as tendências do Supremo Tribunal Federal (STF), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou uma proposta que busca intensificar a criminalização do porte e da posse de drogas, independentemente da quantidade. A iniciativa ocorre em um contexto onde o STF já indica uma maioria favorável à descriminalização do porte de mac
Compartilhar:
Divulgação

Em um movimento que desafia diretamente as tendências do Supremo Tribunal Federal (STF), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou uma proposta que busca intensificar a criminalização do porte e da posse de drogas, independentemente da quantidade. A iniciativa ocorre em um contexto onde o STF já indica uma maioria favorável à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A proposta, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e relatada por Efraim Filho (União-PB), visa estabelecer um marco legal mais rigoroso para o tratamento de indivíduos portando qualquer tipo de substância ilícita. Embora o projeto sugira penas alternativas e tratamento para usuários, ele mantém uma postura firme contra o tráfico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A diferenciação entre usuários e traficantes é um ponto central da proposta, embora os critérios específicos ainda precisem de clareza. Uma emenda importante, introduzida por Rogério Marinho (PL-RN), enfatiza a avaliação das “circunstâncias fáticas do caso concreto” para essa distinção.

Na CCJ, a resistência veio principalmente de membros do PT, com senadores como Humberto Costa e Fabiano Contarato votando contra. Apesar da oposição, a proposta segue para o plenário, onde enfrentará etapas adicionais de discussão e votação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O contexto dessa proposta é especialmente carregado, dada a declaração recente do presidente do Congresso, que critica a possível decisão do STF como uma intrusão nas prerrogativas legislativas. Paralelamente, o STF segue seu julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha, com a maioria dos ministros atualmente inclinada a favorecer a medida, uma decisão que poderia contrastar significativamente com a direção tomada pelo Senado.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.