back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaPT entra na justiça e TSE derruba mandato de ex-procurador da Lava Jato

PT entra na justiça e TSE derruba mandato de ex-procurador da Lava Jato

Ex-procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol foi o Deputado Federal mais votado no Paraná
Compartilhar:
Reprodução / Redes sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade cassar o registro de candidatura do notório deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) nesta quinta-feira. Consequentemente, Dallagnol perde o seu mandato, com os votos recebidos sendo redirecionados para o seu partido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A decisão dos ministros foi baseada na visão do relator, Ministro Benedito Gonçalves. Ele sustentou que Dallagnol, ao pedir exoneração do cargo de procurador, estava tentando evitar uma eventual punição administrativa que poderia deixá-lo inelegível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O pedido de cassação foi apresentado por uma coalizão formada pelos partidos PT, PCdoB, PV e PMN. A princípio, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) negou a solicitação. No entanto, os partidos apelaram à instância superior, o TSE, que acabou por acatar a solicitação.

Dallagnol tem um histórico longo e respeitado no combate à corrupção e à criminalidade, com mais de 18 anos de serviço. Durante sua carreira como procurador da República, ele atuou em casos de grande repercussão, como as operações Gafanhotos, Banestado, Fênix, Curaçao e Lava Jato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Ele ganhou destaque nacional ao coordenar a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, uma investigação sem precedentes que expôs a corrupção política endêmica no Brasil, desmantelou a impunidade de figuras poderosas e recuperou bilhões de reais para o país. Além disso, Dallagnol liderou iniciativas e campanhas apartidárias para elaborar e aprovar pacotes legislativos anticorrupção.

Por seu trabalho incansável contra a corrupção, Dallagnol foi reconhecido com vários prêmios nacionais e internacionais de organizações como a Global Investigations Review, Transparência Internacional, AJUFE, ANPR, CNMP, Innovare e a International Association of Prosecutors.

Dallagnol, mestre em direito pela Universidade de Harvard, compartilhou sua expertise em centenas de aulas, treinamentos e palestras, além de ter escrito vários artigos e livros sobre corrupção, lavagem de dinheiro, atividade probatória e ética empresarial e comportamental.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.