back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaMST começa a invadir fazendas na Bahia após a eleição de Lula

MST começa a invadir fazendas na Bahia após a eleição de Lula

Confirmando o que já havia sido divulgado anteriormente pelo próprio Movimento Sem Terra, iniciaram as invasões de terra pelo Brasil
Compartilhar:
Reprodução / MST

Neste fim de semana, 12 e 13 de novembro, centenas de membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, na Bahia, invadiram duas fazendas na região da Chapada Diamantina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Segundo o MST, no sábado (12), cerca de 100 famílias participaram da invasão e agora ocupação da Fazenda Gentil, em Maracás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Já neste domingo (13), foram 150 famílias na invasão da Fazenda Redenção, entre os municípios de Planaltino e Irajuba.

Os invasores alegam que as terras estão “abandonada a anos e não cumprem sua função social”. Os grupos denominaram a ocupação como “Estrela Vive”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Ainda segundo o movimento, os invasores seriam “famílias de trabalhadoras e trabalhadores que viviam nas periferias e estão passando dificuldades”. Eles também afirmam que os agricultores já se organizam para a produção de alimentos e construção dos barracos nas propriedades invadidas.

O MST invadiu 1.968 fazendas durante as gestões petistas. Já nos três primeiros anos do governo Bolsonaro, apenas 24 foram invadidas. Os líderes do MST já declararam publicamente que a eleição de Lula representa a retomada das invasões.

Uma recente decisão do Ministro Roberto Barroso, do STF, deu muito mais confiança às ações do MST. Isso porque agora para expulsar invasores não basta mais apenas uma decisão judicial. Após a medida, os tribunais terão de instalar comissões de conflitos agrários com a presença do Ministério Público e das defensorias públicas. Estas comissões deverão realizar inspeções judiciais e audiências de mediação antes de qualquer decisão para desocupação. Além disso, as comunidades afetadas devem ser ouvidas previamente e fica proibido em qualquer situação a separação de integrantes de uma mesma família.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.