Com base na pesquisa de opinião realizada em Chapecó nos dias 23 e 24 de setembro de 2024, que foi contratada pela Revista de Chapecó Ltda/ClicRDC e conduzida pelo Instituto MAPA, temos um panorama do cenário eleitoral para as eleições de 2024.
A pesquisa entrevistou 504 eleitores, utilizando uma amostra aleatória estratificada em múltiplos estágios, com abordagem telefônica. A amostra abrange diversas variáveis, como sexo, faixa etária, instrução e condição econômica, para garantir representatividade do eleitorado chapecoense. A margem de erro da pesquisa é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Os resultados indicam que João Rodrigues (PSD) lidera a corrida eleitoral, com 79,6% das intenções de voto. Pedro Uczai (PT) aparece em segundo lugar, com 11,1%, enquanto Dadá Westphal (NOVO) conta com 5,4% das intenções. A taxa de eleitores que votariam em branco ou nulo é de 0,8%, e 3,2% ainda não decidiram seu voto.
Ao analisar os votos válidos, excluindo as opções de branco, nulo e indecisos, a liderança de João Rodrigues se confirma, alcançando 82,9%, enquanto Pedro Uczai fica com 11,6% e Dadá Westphal com 5,6%. A pesquisa também aponta a rejeição dos candidatos: Pedro Uczai aparece com 71,6% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Dadá Westphal possui uma rejeição de 13,1%, e João Rodrigues, 9,3%.
Em relação à definição do voto, 91% dos eleitores afirmam que sua decisão é definitiva, indicando um cenário eleitoral aparentemente bastante consolidado. Apenas 5,1% ainda estão abertos a mudar de opinião, e 3,9% estão indecisos.
A percepção dos eleitores sobre quem deve ganhar as eleições apontam segunda a pesquisa de que João Rodrigues, teria ampla margem, independentemente de em quem votarão. Pedro Uczai é apontado como provável vencedor do pleito por 6,7% dos eleitores, e Dadá Westphal por 0,8%, enquanto 4,2% não sabem quem vencerá.
Este levantamento evidencia um cenário eleitoral em Chapecó no momento em que foi realizada a pesquisa, apontando no cenário atual, uma grande vantagem para João Rodrigues, isto a 10 dias do pleito eleitoral.