back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaLula: “Lei de acesso à informação é uma criança de 11 anos que foi estuprada”

Lula: “Lei de acesso à informação é uma criança de 11 anos que foi estuprada”

Lula causa polêmica ao acusar antecessores de “estuprar” a Lei do Acesso à informação.
Compartilhar:
DIVULGAÇÃO/TERRA

Em uma fala incendiária e provocativa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou na terça-feira (16.mai.2023) seus antecessores, Michel Temer e Jair Bolsonaro, de “estuprar” a Lei de Acesso à Informação (LAI) ao não garantir a liberação de informações públicas aos cidadãos. No entanto, apesar de cobrar transparência da gestão anterior, seu próprio governo impôs neste ano sigilos em registros críticos, colocando em xeque seu compromisso com a transparência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O governo Lula impôs sigilos nos registros de visitantes do Palácio da Alvorada, alegando que a publicização poderia colocar em risco sua segurança e a de sua família. Além disso, também houve restrição na divulgação das imagens dos atos de vandalismo registradas pelo sistema de câmeras do Palácio do Planalto – uma decisão que foi posteriormente revogada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. A lista de convidados para a recepção no Itamaraty após a posse de Lula, no dia 1º de janeiro, também foi mantida em segredo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Em seu discurso, Lula relembrou o polêmico episódio em que o governo Bolsonaro impôs um sigilo de 100 anos em casos sensíveis. “O sigilo de 100 anos – algo que deveria ser uma exceção, para proteger justificados interesses do Estado ou os direitos fundamentais do cidadão – foi banalizado e profanado. Tentaram deixar a sociedade às cegas, justamente no momento em que seu olhar era tão necessário para conter a sanha autoritária de quem estava no poder. Mas o sigilo teve pernas curtas”, criticou Lula.

O presidente fez essas declarações ao assinar a criação do “Conselho de Combate à Corrupção” e outros decretos com o “objetivo de fortalecer a transparência e expandir o acesso às informações públicas”. Lula também acusou Bolsonaro de tentar esconder os dados sobre mortes na Covid-19. “A tragédia só não foi varrida para baixo do tapete porque as secretarias municipais e estaduais de Saúde, no âmbito do SUS, continuaram a gerar e a tornar públicos os dados”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

No entanto, apesar da retórica de transparência, os dados mostram que a taxa de concessão à informação no governo Lula é semelhante à dos governos Temer e Bolsonaro, ficando em 78,6%. As declarações polêmicas e as ações contraditórias do presidente lançam dúvidas sobre o verdadeiro compromisso de seu governo com a transparência e o acesso à informação.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.