back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolítica"Lula está macetando o apocalipse da inflação", comemora Alckmin

“Lula está macetando o apocalipse da inflação”, comemora Alckmin

Apesar das afirmações do governo, alimentos continuam a ser o maior fator de inflação no país.
Compartilhar:
Divulgação

No contexto atual, onde supermercados no Brasil são forçados a colocar lacres antifurto em produtos básicos como azeite, a afirmação do vice-presidente Geraldo Alckmin de que o governo Lula está “macetando” a inflação soa desconectada da realidade enfrentada pelos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Os dados mais recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que, apesar da desaceleração observada pelo segundo mês consecutivo, os alimentos continuam sendo o principal motor da inflação no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Em janeiro, a inflação de alimentos e bebidas foi mais alta, registrando um aumento de 1,38%, seguido por uma alta de 0,95% em fevereiro. A tendência de desaceleração continuou em março, quando o aumento foi de apenas 0,53%. Em março, o segmento de alimentação e bebidas registrou um aumento de 0,53%, contribuindo com 0,11 ponto percentual para a taxa de inflação de 0,16% do IPCA do mês, o que representa cerca de 70% da alta total. Destacam-se as elevações nos preços da cebola (14,34%), tomate (9,85%), ovos de galinha (4,59%), frutas (3,75%) e leite longa vida (2,63%).

A alta no segmento de alimentação e bebidas em março contribuiu com 0,11 ponto percentual para a taxa de inflação de 0,16% do IPCA no mesmo mês, representando cerca de 70% do aumento total. Para estudiosos, esse fator destaca a dominância contínua dos preços dos alimentos na composição da inflação brasileira, apesar dos esforços para conter essas altas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A desaceleração na inflação dos alimentos, embora positiva, não apaga o fato de que o custo de vida continua a pressionar o orçamento das famílias brasileiras. 

A alimentação no domicílio subiu 0,59% em março, uma queda em relação aos 1,12% de fevereiro, mas ainda substancial. 

Além disso, a alimentação fora do domicílio também desacelerou, passando de 0,49% em fevereiro para 0,35% em março. Contudo, variações como o aumento de 0,66% nos lanches contrastam com a modesta variação de 0,09% nas refeições, o que pode indicar uma dinâmica de preços ainda preocupante no setor alimentício.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.