back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaLula escolhe seu próprio advogado para o Supremo Tribunal Federal

Lula escolhe seu próprio advogado para o Supremo Tribunal Federal

Pacheco confirma indicação de Zanin ao STF e avalia nome “positivamente”.
Compartilhar:
Reprodução / Redes sociais

São Paulo – O advogado Cristiano Zanin Martins, conhecido por sua atuação na defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a Operação Lava Jato, foi escolhido pelo presidente Lula para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski. A indicação, considerada “personalíssima” pelo petista, foi confirmada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Agora, Zanin enfrentará uma sabatina no Senado, onde terá que responder a questionamentos sobre sua trajetória profissional e enfrentar temas espinhosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Natural de Piracicaba, cidade localizada a 160 km de São Paulo, Zanin, de 47 anos, poderá permanecer no STF por até 28 anos, uma vez que os ministros se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. Filho de advogado, ele estudou em colégios tradicionais de Piracicaba antes de se formar em direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), em 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Seu primeiro emprego foi no prestigiado escritório Arruda Alvim, onde trabalhou por cinco anos. Foi lá que Zanin conheceu sua atual esposa, Valeska Teixeira, e seu sogro, Roberto Teixeira. Juntos, eles se tornaram sócios da banca que, posteriormente, defenderia Lula na Lava Jato.

O primeiro contato de Zanin com o ex-presidente ocorreu por intermédio de seu sogro, que sugeriu seu nome para a defesa de Lula durante a operação. Roberto Teixeira, que é compadre de Lula, enxergava na atuação de Zanin uma forma de combater a “perseguição judicial” enfrentada pelo petista. Antes disso, o advogado já havia atuado em processos envolvendo a família Lula, como o caso do passaporte diplomático de Luís Cláudio Lula da Silva, o Lulinha, que foi anulado pela Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A lealdade de Zanin a Lula tem sido um dos pontos cruciais de sua nomeação ao STF, reconhecida tanto por aliados quanto por adversários. Desde que assumiu a defesa do ex-presidente, o advogado enfrentou críticas quanto à sua competência técnica para lidar com um caso de tamanha relevância, já que sua atuação anterior se concentrava principalmente em processos empresariais.

Um dos momentos emblemáticos dessa relação foi o ingresso do ex-ministro Sepúlveda Pertence na defesa de Lula, em 2018, após pressões internas do próprio PT em relação ao trabalho de Zanin. Pertence liderou um movimento para tentar converter a prisão de Lula em prisão domiciliar, o que gerou divergências com Zanin, que acreditava que essa medida enfraqueceria o discurso de inocência do petista. O embate se tornou público e resultou no rompimento entre Zanin e o coletivo Prerrogativas, do qual ele fazia parte.

O advogado tem minimizado esses episódios, mas está se preparando para enfrentar esses temas durante as discussões com os senadores. A sabatina será um momento crucial para avaliar a indicação de Zanin ao STF e definir seu futuro no mais alto tribunal do país.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.