back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaLula chora na ONU e diz que tem orgulho de Marina: “nasceu na Floresta”

Lula chora na ONU e diz que tem orgulho de Marina: “nasceu na Floresta”

Presidente se emocionou neste sábado (2), durante a COP-28
Compartilhar:
Divulgação

Durante a Cúpula do Clima da ONU, COP-28, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cedeu seu espaço de fala na plenária de países florestais para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Previsto para discursar no painel final sobre florestas, Lula optou por quebrar o protocolo, emocionando-se ao passar a palavra para Marina. “Nasceu na floresta”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Lula destacou a importância de dar voz às florestas, mencionando a trajetória de Marina. “Precisamos muita, muita coisa. Vinte e oito edições da COP para que pela primeira vez as florestas viessem falar por si só. E eu não poderia utilizar a palavra sobre as florestas, se eu tenho no meu governo uma pessoa da floresta. A Marina nasceu na floresta, se alfabetizou aos 16 anos”, expressou Lula.

Antes de passar a palavra a Marina, o presidente reiterou a necessidade de financiamento dos países ricos para a preservação das florestas. “É a primeira vez que estamos dizendo: não basta evitar desmatamento, é preciso cuidar das florestas, das pessoas que moram na floresta. Isso custa muito dinheiro e os países ricos têm que ajudar a pagar”, enfatizou Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Ao falar, Marina Silva abordou as iniciativas do governo na conservação das florestas, ressaltando a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas, sociedade e ciência. “Compromisso com floresta não é só de governo, é de empresa, sociedade e da ciência. E nós contamos com toda sociedade”, declarou Marina.

Em um desenvolvimento relacionado, o governo brasileiro propôs na última sexta-feira um mecanismo para ampliar o financiamento para conservação de florestas, sugerindo a criação de um fundo para atrair investimentos, remunerando pela preservação de hectares. O objetivo inicial é captar US$ 250 bilhões para até 80 nações florestais. O Brasil apresentou na COP-28 dados sobre a redução do desmatamento na Amazônia, indicando uma diminuição de 22% no período de agosto de 2022 a julho de 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.