back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaGoverno Lula acusa médicos de ‘fake news’ sobre a Anvisa e aciona PF

Governo Lula acusa médicos de ‘fake news’ sobre a Anvisa e aciona PF

Os médicos envolvidos, a dermatologista Roberta Zaffari Townsend e o médico integrativo Victor Sorrentino, usaram suas plataformas sociais para criticar a Anvisa, alegando que a agência estava dificultando a entrega de medicamentos às vítimas da catástrofe no estado.
Compartilhar:
Reprodução/ Revista Oeste

Em recente ação do governo, o Ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, Paulo Pimenta, acionou a Polícia Federal para investigar dois médicos do Rio Grande do Sul por suposta propagação de notícias falsas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Os médicos envolvidos, a dermatologista Roberta Zaffari Townsend e o médico integrativo Victor Sorrentino, usaram suas plataformas sociais para criticar a Anvisa, alegando que a agência estava dificultando a entrega de medicamentos às vítimas da catástrofe no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Roberta, que possui 33,5 mil seguidores no Instagram, e Sorrentino, com 1,3 milhão de seguidores, declararam que a burocracia da Anvisa estava impedindo o transporte aéreo de medicamentos doados. Sorrentino chegou a realizar uma transmissão ao vivo, afirmando que aviões em três aeroportos estavam bloqueados pela mesma burocracia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Após essas declarações, que tiveram ampla repercussão, a Anvisa respondeu com uma nota oficial negando ter imposto restrições ao transporte de medicamentos para o Rio Grande do Sul. 

A agência afirmou que, além das postagens em redes sociais, não houve relatos oficiais de aeronaves impedidas de transportar os medicamentos.

Veja:

“É falso o vídeo que está circulando nas redes sociais sobre a Anvisa estar proibindo a entrada de medicamentos doados para atender as vítimas da calamidade provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária esclarece que não efetuou qualquer restrição ao transporte de medicamentos destinados ao Rio Grande do Sul.

A Anvisa reforça ainda que está cumprindo com o seu compromisso de trabalhar em prol da segurança sanitária e acompanha a situação emergencial de perto, em contato direto com as autoridades federais, estaduais e municipais. Dessa forma, atua para atender qualquer excepcionalidade necessária para amenizar os danos causados pela enchente.

Vale ressaltar que a Anvisa faz parte da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), por isso, é nossa rotina o contato direto com as companhias áreas e vice-versa. Temos canal direto de comunicação.

Além disso, a Anvisa participa também do Centro de Operações de Emergência (COE), coordenado pelo Ministério da Saúde para definir ações diante da emergência no estado.

É importante reforçar que estão sendo disseminadas notícias falsas que a Anvisa está restringindo a chegada de medicamentos doados ao Rio Grande do Sul. Esta informação é falsa e Fake News é crime. Informe-se antes de repassar!”

Em um desenvolvimento subsequente, Sorrentino publicou um vídeo agradecendo à Anvisa por atender ao apelo inicial, reconhecendo a resolução da situação. Confira:

A Polícia Federal segue investigando as circunstâncias e a veracidade das acusações feitas pelos médicos.

Com informações de Revista Oeste

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.