back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaEXCLUSIVO: Bolsonaro fala ao Jornal Razão sobre condenação contra Luciano Hang

EXCLUSIVO: Bolsonaro fala ao Jornal Razão sobre condenação contra Luciano Hang

O ex-presidente Jair Bolsonaro criticou a decisão judicial que condenou o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, por injúria e difamação contra o arquiteto Humberto Hickel. Em entrevista ao jornal Razão, Bolsonaro questionou a justiça e a imparcialidade do julgamento, realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
Compartilhar:
Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro criticou a decisão judicial que condenou o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, por injúria e difamação contra o arquiteto Humberto Hickel. Em entrevista ao jornal Razão, Bolsonaro questionou a justiça e a imparcialidade do julgamento, realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Bolsonaro argumentou: “Luciano Hang foi condenado porque chamou uma pessoa de ‘esquerdopata’ e disse para ela ir para Cuba. Se eu chamasse alguém de ‘direitopata’ e dissesse para ir para os Estados Unidos, eu estaria cometendo um crime? Isso não coloca a justiça em xeque?” Ele ainda acrescentou que a sentença foi ridícula e que os desembargadores levaram em consideração que a maioria da população de Canela votou nele, insinuando que se fosse em uma cidade com maioria petista, o resultado poderia ter sido diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O ex-presidente também mencionou o impacto econômico da decisão: “É um absurdo condenar um homem que gera milhares de empregos, inclusive no Rio Grande do Sul, onde paga bilhões em impostos. Hang é um exemplo para todos nós e mesmo durante a crise das enchentes no Sul, não demitiu ninguém, mesmo sem vender nada. É inaceitável que debates políticos sejam punidos, tirando o direito à liberdade de expressão”.

O caso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Luciano Hang foi condenado após chamar Humberto Hickel de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá para Cuba” em um vídeo nas redes sociais. Hickel liderou uma campanha contra a instalação de uma estátua da liberdade próxima a uma nova filial da Havan em Canela, na serra gaúcha. O TJRS condenou Hang a 1 ano e 4 meses de reclusão em regime aberto, além de 4 meses de detenção convertidos em penas restritivas de direitos, incluindo serviços comunitários e pagamento de multa.

Hickel relatou que, após o vídeo, recebeu centenas de xingamentos e ameaças que afetaram sua saúde e rotina. “Tive que mudar meus hábitos e deixar de andar com meus netos pelas ruas de Canela, o que me entristeceu muito”, contou o arquiteto.

Luciano Hang afirmou que vai recorrer da decisão, classificando-a como um absurdo. “O Brasil é um país extremamente perigoso para um empreendedor. Na busca de gerar empregos e desenvolvimento, pode ser processado criminalmente por pessoas que se utilizam de ideologias ultrapassadas”, disse o empresário.

Posicionamento dos advogados

Os advogados de Humberto Hickel consideram que a decisão restabeleceu a honra e o sentimento de justiça de seu cliente. Eles destacaram que o Tribunal de Justiça enviou uma mensagem clara à sociedade contra o discurso de ódio.

Inicialmente, o caso foi julgado improcedente pela juíza Simone Ribeiro Chalela, que seguiu o parecer do Ministério Público, considerando as declarações de Hang como parte do debate político. No entanto, o TJRS reavaliou e, por maioria, decidiu pela condenação.

A decisão do tribunal foi influenciada pela desembargadora Viviane de Faria Miranda, que argumentou que o vídeo de Hang teria incitado a população local contra Hickel, e o desembargador Luciano Losekann, que acompanhou o voto.

Luciano Hang reiterou sua insatisfação com a decisão e reafirmou sua intenção de recorrer. “É inaceitável que debates políticos sejam punidos dessa forma”, concluiu.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.