back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaEx-ministro de Bolsonaro, General Santos Cruz afirma que “Governo Lula não precisa temer militares”

Ex-ministro de Bolsonaro, General Santos Cruz afirma que “Governo Lula não precisa temer militares”

Desde que deixou o governo, Santos Cruz vem tecendo críticas ao atual presidente
Compartilhar:
Reprodução/Sylvain Liechti/ONU

Desde o anuncio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), havia vencido as eleições presidenciais deste ano, quartéis e outras unidades militares se transformaram em pontos de peregrinação de apoiadores bolsonaristas inconformados com o resultado do pleito eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Por todo o país, são inúmeros os grupos de Whatsapp e Telegram onde apoiadores de Jair Bolsonaro, pedem por intervenção militar que possa impedir que Luiz Inácio Lula da Silva tome posse. Nos últimos dias, o Ministério da Defesa divulgou notas que fizeram crescer a expectativa desses manifestantes de que uma reação poderia vir da caserna, o que poderia representar uma ruptura democrática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Em meio a esse clima de tensão, o general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, revelou em entrevista à BBC News Brasil que o novo governo do PT não tem nenhum motivo para temer a atuação dos militares pelos próximos quatro anos. Ele diz apostar em uma relação harmônica entre Lula e os militares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Carlos Alberto Santos é um dos militares mais respeitados de sua geração, comandando o contingente militar de missões de estabilização da Organização das Nações Unidas no Haiti e na República Democrática do Congo. Em 2018, foi um dos primeiros oficiais de alta patente a apostar na candidatura de Bolsonaro em 2018.

Já em janeiro de 2019, foi nomeado como ministro da Secretaria de Governo da Presidência, ficando no cargo por apenas seis meses. Em junho daquele ano, foi exonerado por Bolsonaro após virar alvo de ataques da chamada ala ideológica do governo, na época comandada pelo escritor Olavo de Carvalho.

Desde que deixou o governo, Santos Cruz vem tecendo críticas ao atual presidente e, neste ano, chegou a colocar seu nome à disposição para formar uma chapa à Presidência ao lado do ex-juiz federal e atual senador eleito Sergio Moro.

Ainda em entrevista, Santos Cruz também afirmou acreditar que Lula tem experiência política e saberá lidar com as Forças Armadas, além de rechaçar a tese difundida por apoiadores de Bolsonaro e mencionada em uma nota assinada pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica há duas semanas, segundo a qual as Forças Armadas teriam uma função “moderadora” na República brasileira.

“Qualquer interpretação de que as Forças Armadas são um poder moderador está completamente errada”, disse.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.