O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico no Palácio da Alvorada, em Brasília, no último sábado (19), que resultou no cancelamento de sua viagem à Rússia, prevista para este domingo (20).
A viagem tinha como objetivo a participação presencial na Cúpula dos Brics, mas foi cancelada por recomendação médica devido à necessidade de evitar viagens aéreas longas no momento.
De acordo com boletim médico divulgado neste domingo, Lula sofreu um ferimento na região da nuca após uma queda em sua residência.
O presidente foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, onde passou por avaliações da equipe liderada pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. A nota, assinada por Rafael Gadia, diretor de Governança Clínica do hospital, informou que o presidente teve um “ferimento corto-contuso em região occipital”.
Apesar do incidente, a Presidência da República anunciou que Lula continuará suas atividades à distância, participando da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência. Ele também manterá sua agenda de trabalho em Brasília ao longo da semana, no Palácio do Planalto.