back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolítica"Encerramos um capítulo trágico de trevas", comemora Ministro de Lula com decreto desarmamentista

“Encerramos um capítulo trágico de trevas”, comemora Ministro de Lula com decreto desarmamentista

Brasília, 21 de julho de 2023 - O governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje a revogação de decretos e portarias da administração anterior de Jair Bolsonaro, que facilitavam a compra e circulação de armas de fogo no Brasil. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, classificou o novo decreto como o encerramento de um "momento de trevas" no país.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

Brasília, 21 de julho de 2023 – O governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje a revogação de decretos e portarias da administração anterior de Jair Bolsonaro, que facilitavam a compra e circulação de armas de fogo no Brasil. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, classificou o novo decreto como o encerramento de um “momento de trevas” no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Em seu discurso durante o evento de assinatura do documento no Palácio do Planalto, Dino afirmou: “Estamos encerrando um capítulo trágico, de trevas na vida brasileira. Hoje, o senhor [Lula] está assinando um decreto que põe fim definitivamente ao armamentismo irresponsável que o extremismo político semeou nos lares brasileiros.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

O ministro destacou que o novo decreto não impede os atiradores esportivos de praticar, mas impõe restrições ao acesso indiscriminado a armas. “Quem quiser ser atirador esportivo, seja de verdade, não estejam com as portas abertas para a distribuição de armas para facções. Confiamos nas policiais! Quem fala que cada cidadão tem que ter uma arma é inimigo das polícias,” frisou Dino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O novo decreto inclui uma série de alterações. Uma das principais é a mudança na autorização e fiscalização para o porte e uso das armas do Exército para a Polícia Federal. Além disso, foram limitadas as autorizações para calibres e número de armas e munição. Para Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs), o limite de armas permitidas caiu de 30 para 8. Para defesa pessoal, o número de armas permitido caiu de quatro para duas, e agora será necessário comprovar a efetiva necessidade.

As categorias de armas de uso permitido e restrito também foram revistas. Pistolas 9mm, .40 e .45 ACP, antes liberadas para uso civil, agora são de uso restrito das forças de segurança.

Contrastando com essa política de desarmamento, o estado de Santa Catarina, com a maior taxa de armas de fogo entre civis do país, registrou uma queda recorde no número de homicídios em 2022. Com um total de 596 homicídios, esse é o menor número desde 2008, quando começou a contagem.

Apesar do Brasil apresentar a menor taxa de homicídios dos últimos doze anos e de uma queda de 2,2% na taxa de homicídios dolosos entre 2021 e 2022 (e uma queda de 1,4% em mortes por intervenção policial no mesmo período), o governo Lula optou por uma política mais restritiva. Os críticos do governo argumentam que essa política ignora a correlação entre a diminuição dos crimes e a maior circulação de armas no país, colocando o foco em desarmar os cidadãos que respeitam a lei, ao invés de desarmar os criminosos.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.