back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaEm meio a protestos, Lula é diplomado pelo TSE como presidente-eleito do Brasil

Em meio a protestos, Lula é diplomado pelo TSE como presidente-eleito do Brasil

"Tribunal Superior Eleitoral reconhece a vontade do povo brasileiro, expressa em 30 de outubro de 2022, expedindo este diploma que lhe habilita a investidura no cargo perante o Congresso Nacional", disse o Ministro Alexandre de Moraes
Compartilhar:
Reprodução / Arquivo pessoal

Enquanto manifestantes vestidos de verde e amarelo entoaram gritos de repúdio à diplomação de Lula, com palavras de ordem como “fica Bolsonaro”, “supremo é o povo” e “Lula ladrão seu lugar é na prisão”, ocorreu nesta segunda-feira a diplomaçao de Luiz Inacio Lula da Silva como Presidente da Republica Federativa do Brasil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A diplomação é uma cerimônia em que o TSE reconhece o resultado das urnas. Neste ano, o evento ocorreu nesta segunda-feira (12), uma semana antes do prazo final de 19 de dezembro, no plenário da corte eleitoral, em Brasília, às 14h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A antecipação foi um pedido do Partido dos Trabalhadores (PT), acatada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Nessa cerimônia acontece a entrega do diploma ao candidato vitorioso nas eleições. O documento gerado pelo TSE atesta que o futuro presidente e seu vice foram efetivamente eleitos pelos brasileiros, e que eles estão aptos a tomar posse em 1º de janeiro do ano seguinte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A diplomação também marca a reta final dos prazos para contestação do resultado da eleição. Com a cerimônia, se encerra o período para apresentar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que busca apurar condutas que possam ter afetado a igualdade na disputa entre candidatos, como o abuso do poder econômico ou de autoridade e o uso indevido dos meios de comunicação social durante a campanha eleitoral.

Por outro lado, após a diplomação, há um prazo curto, de quinze dias, para que adversários ou o Ministério Público Eleitoral apresentarem uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime). Essa ação pode levar à futura cassação do mandato caso se prove que a chapa eleita cometeu abuso de poder econômico, corrupção ou fraude durante a eleição.

Ambas as ações, porém, podem levar meses ou anos para serem julgadas e não impedem a posse do candidato eleito ao serem apresentadas.

Se o PL, partido de Bolsonaro, quiser levar adiante os questionamentos sobre a lisura da eleição, ainda poderia, em tese, apresentar uma Aime.

É a primeira vez que o TSE realiza a cerimônia de diplomação em meio a temores de atos violentos por parte de grupos que não aceitam o resultado das urnas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o policiamento foi reforçado em toda região pela Polícia Militar.

No início do mês, Alexandre de Moraes determinou a prisão do empresário Milton Baldin, após ele incitar que pessoas com porte legal de arma — os colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs) — fossem a Brasília para resistir à diplomação de Lula.

“E queria também pedir aos CACs, os atiradores, que têm armas legais, hoje nós somos, inclusive eu, 900 mil atiradores, venham aqui mostrar presença”, disse Baldin, segundo vídeo que registrou sua fala.

“Se nós perdermos esta batalha, o que vocês acham que vai acontecer dia 19? Vão entregar as armas? Aí o que eles vão falar? Perdeu, mané. E como nós vamos nos defender? Defender a nossa propriedade e a nossa família?”, diz ainda na gravação, em referência ao prazo final para a cerimônia de diplomação, dia 19 de dezembro.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.