back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaEleições nos EUA: Joe Biden desiste de reeleição

Eleições nos EUA: Joe Biden desiste de reeleição

Presidente dos EUA declara apoio à vice Kamala Harris e cede a pressões internas
Compartilhar:
Reprodução/ internet

As eleições dos Estados Unidos, programadas para 5 de novembro, ganharam um novo contorno com a desistência de Joe Biden, anunciada neste domingo (21). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O presidente afirmou que não buscará a reeleição e declarou apoio à vice-presidente Kamala Harris para liderar a chapa democrata. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Em comunicado no X, Biden garantiu que cumprirá seu mandato até janeiro de 2025.

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora minha intenção fosse buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, declarou Biden.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A decisão do presidente ocorre em meio a pressões internas do Partido Democrata e de parte do eleitorado. A crise na campanha de Biden começou no final de junho, após um desempenho fraco em um debate contra Donald Trump, levantando dúvidas sobre sua capacidade cognitiva.

Biden resistiu às pressões concedendo entrevistas, reunindo-se com governadores democratas e negando alegações de declínio cognitivo e físico. No entanto, nos últimos dias, rumores de desistência se intensificaram. 

O ex-presidente Barack Obama e a ex-líder da Câmara Nancy Pelosi manifestaram preocupações quanto às chances de reeleição de Biden. Segundo a “CNN”, Pelosi disse a Biden que ele não venceria, enquanto Obama expressou receios em conversas privadas.

Diagnosticado com Covid-19 na quarta-feira (17), Biden precisou suspender eventos de campanha e se isolou em sua residência em Delaware. Esse período de isolamento contribuiu para que ele refletisse sobre sua candidatura. Fontes próximas ao presidente afirmaram à Reuters que a decisão foi tomada neste domingo. “Na noite passada, a mensagem era para seguir em frente com tudo. 

Por volta das 13h45 de hoje, o presidente informou sua equipe sênior que havia mudado de ideia”, revelou uma fonte, pegando muitos funcionários da Casa Branca de surpresa.

O Partido Democrata ainda não anunciou oficialmente quem será o novo candidato para disputar a eleição contra Trump.

No debate televisionado do final de junho, Biden apresentou voz rouca, atribuída a um resfriado, mostrou pouco entusiasmo e hesitou em diversos momentos. 

Trump, por sua vez, falou com calma e assertividade. Esse desempenho foi visto como um ponto de inflexão, levantando dúvidas sobre a aptidão de Biden para um novo mandato.

A Convenção Nacional Democrata, que oficializará o candidato do partido, está prevista para ocorrer entre 19 e 22 de agosto.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.