back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaDireita vence na Argentina e Governo Lula deve interromper financiamento de obras com dinheiro do Brasil

Direita vence na Argentina e Governo Lula deve interromper financiamento de obras com dinheiro do Brasil

Na noite deste domingo, 19 de novembro, Javier Milei, conhecido por suas posturas libertárias, foi eleito presidente da Argentina, vencendo Sergio Massa no segundo turno das eleições presidenciais. Com 86,59% das urnas apuradas, Milei conquistou 55,95% dos votos, contra 44,04% de Massa. Essa eleição sinaliza uma significativa mudança política no país, com potenciais repercussões nas rela
Compartilhar:
Divulgação

Na noite deste domingo, 19 de novembro, Javier Milei, conhecido por suas posturas libertárias, foi eleito presidente da Argentina, vencendo Sergio Massa no segundo turno das eleições presidenciais. Com 86,59% das urnas apuradas, Milei conquistou 55,95% dos votos, contra 44,04% de Massa. Essa eleição sinaliza uma significativa mudança política no país, com potenciais repercussões nas relações com o Brasil e nos planos para o Mercosul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Milei, que já havia liderado as primárias em agosto com cerca de 30% dos votos, manteve uma performance estável no primeiro turno, realizado em 22 de outubro. A campanha de Milei foi marcada por uma plataforma radical, incluindo a proposta de dolarização da economia argentina, a abolição do peso e do Banco Central, além de cortes nos gastos estatais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Durante o segundo turno, Milei moderou seu discurso, formando uma aliança estratégica com o ex-presidente Mauricio Macri e com Patricia Bullrich, ex-candidata e terceira colocada no primeiro turno. Esta mudança de estratégia, visando captar votos do eleitorado mais central, contrastou com suas propostas iniciais, especialmente no que tange às privatizações nas áreas de educação e saúde e na redução de subsídios.

A vitória de Milei pode representar uma interrupção nos empréstimos e investimentos brasileiros na Argentina, já que o presidente eleito anteriormente criticou o presidente brasileiro Lula, chamando-o de “socialista corrupto”. Esta postura sugere uma possível reconfiguração nas relações bilaterais e nos planos para o bloco econômico do Mercosul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A análise de especialistas, como Andrei Roman, CEO do instituto de pesquisa Atlas Intel, indica que a liderança de Milei foi consistente ao longo da eleição, contrariando a percepção de que houve uma virada inesperada. Os resultados do primeiro turno já mostravam uma soma de votos entre Milei e Bullrich que superava os 50%, indicando uma tendência ao seu favor.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.