back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaDeputado de SC tem denúncia arquivada após chamar juiz de “defensor de bandido”

Deputado de SC tem denúncia arquivada após chamar juiz de “defensor de bandido”

Apenas o PT e o Psol foram favoráveis a aceitar o processo criminal contra o deputado Jessé Lopes
Compartilhar:
Divulgação

Nesta terça-feira (28), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) decidiu, por maioria de votos, sustar uma ação penal contra o deputado Jessé Lopes (PL), um episódio que tem gerado debates intensos sobre os limites da imunidade parlamentar e a liberdade de expressão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O conflito surgiu a partir de publicações feitas por Jessé Lopes em janeiro de 2021, nas quais criticava o então juiz da Vara de Execuções Penais de Joinville e atual desembargador substituto, João Marcos Buch. Buch havia solicitado informações sobre a vacinação contra a Covid-19 de detentos, uma medida que Lopes descreveu de forma contundente, chamando o juiz de “defensor de bandidos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Em sua defesa, o deputado do PL argumentou que sua expressão estava amparada pela imunidade parlamentar, um princípio que protege os membros do parlamento de serem processados por opiniões e palavras proferidas no exercício do cargo.

A Constituição Estadual de Santa Catarina prevê que, em caso de acusação criminal contra um deputado, a Alesc pode decidir sobre a sustação do processo. Neste contexto, a maioria dos deputados votou pelo arquivamento da denúncia, um ato que Jessé Lopes considerou uma defesa da imunidade parlamentar e da liberdade de expressão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

No entanto, a decisão não foi unânime. Os três deputados do PT – Fabiano da Luz, Luciane Carminatti e Padre Pedro Baldissera – e o deputado estadual Marquito (PSOL) votaram contra a sustação do processo. Luciane Carminatti, em particular, destacou a importância do respeito nas divergências políticas e salientou a necessidade de os parlamentares responderem à sociedade, evitando a criação de uma “casta” imune ao sistema jurídico.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.