back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaDeputada do PT diz que professores são perseguidos em Santa Catarina: "pais envolvidos em temáticas absurdas"

Deputada do PT diz que professores são perseguidos em Santa Catarina: “pais envolvidos em temáticas absurdas”

A deputada Luciane Carminatti (PT) propôs ações contra denúncias feitas por estudantes a professores em Santa Catarina.
Compartilhar:
Divulgação

A deputada Luciane Carminatti (PT) propôs ações contra denúncias feitas por estudantes a professores em Santa Catarina. Carminatti afirmou que o estado se tornou um “laboratório de perseguição aos educadores”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Diversos casos foram denunciados em escolas catarinenses por estudantes que usam celulares para filmar e expor polêmicas em salas de aula. Em São Bonifácio, um professor foi filmado durante uma discussão em que afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro é “nazista e fascista” e alegou que ele seria preso por “roubar joias”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Outro caso ocorreu na EEB Prof. Minervina Laus, em Canelinha, onde um professor teria ameaçado verbalmente um aluno. O educador teria dito que a pergunta do aluno “merecia levar um tiro na cabeça” e usou termos ofensivos como “imbecis, idiotas, burros”. A situação alarmou alunos e pais, que procuraram a administração da escola para reportar o ocorrido.

A deputada convocou os professores catarinenses para participarem de uma pesquisa nacional sobre violência contra educadores, lançada oficialmente pelo Ministério da Educação na última quinta-feira (6). A pesquisa está disponível no site do Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A pesquisa, coordenada pelo professor Fernando Penna, será realizada de maio a julho, com possibilidade de extensão até agosto.

Penna explicou que a pesquisa utilizará a base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para obter um panorama preciso do número de professores em atividade no Brasil. A amostra será constituída de dez cenários, permitindo generalizações regionais e estaduais dependendo do número de participantes.

Segundo a deputada, a violência contra educadores em Santa Catarina é fomentada por estudantes incentivados por grupos ideológicos, direções autoritárias e pais descontextualizados.

Casos de violência denunciados à Comissão de Educação e Cultura incluem temas como escravidão, poder de compra do salário mínimo, racismo e diversidade. Carminatti mencionou um caso em que uma professora foi denunciada por abordar o tema do capacitismo, resultando em perseguição online que a levou a buscar tratamento psiquiátrico.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.