Em uma reunião de mais de duas horas, realizada nesta manhã na Casa D’Agronômica, o governador Jorginho Mello (PL) recebeu lideranças do MDB para discutir a ampliação da participação do partido no governo estadual. Segundo a assessoria do governo, o MDB participará de “corpo e alma” na gestão, com o fortalecimento de áreas estratégicas e a inclusão de novas secretarias emedebistas.
Atualmente, a pasta de Infraestrutura é comandada pelo deputado estadual Jerry Comper, que agora terá mais autonomia, conforme solicitação feita pelo partido. Além disso, o MDB assumirá a Secretaria de Agricultura, uma área vital para o estado. Nomes como o deputado Antídio Lunelli e o deputado Volnei Weber estão cotados para liderar essa pasta, ainda sob análise para uma definição final. Também foi sinalizada a criação de uma terceira secretaria, cuja identidade será anunciada em breve.
O encontro contou com a presença dos deputados estaduais do MDB e do deputado federal Carlos Chiodini, presidente estadual do partido. Todos saíram satisfeitos, reforçando que os ajustes ainda serão discutidos em uma nova reunião na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Com as movimentações previstas, a estrutura do governo Jorginho Mello incluirá novos nomes emedebistas na Alesc e na Câmara, com os suplentes Rosi Maldaner e Luiz Fernando Vampiro assumindo as vagas dos deputados que passarem a integrar o Executivo.
Além do apoio ao governo, a entrada fortalecida do MDB sinaliza um possível apoio à reeleição de Jorginho Mello em 2026. O governador, ao comentar sobre a eleição da mesa diretora da Alesc em 2025, destacou que este processo ocorre naturalmente entre os parlamentares e será conduzido no tempo adequado.
Essa aliança, que consolida ainda mais a bancada do MDB junto ao Executivo, promete fortalecer o apoio aos projetos do governo na Assembleia e projetar o cenário político catarinense para as eleições futuras.