back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaCheiro horrível de 'cocô' pelas ruas de Tijucas e possível crime ambiental

Cheiro horrível de ‘cocô’ pelas ruas de Tijucas e possível crime ambiental

GRAVE: "Pode ser o maior crime ambiental da história de Tijucas", diz especialista. Reportagem estarrecedora do Jornal Razão está fase de 'ajustes finais'.
Compartilhar:
Reprodução / Redes sociais

Tijucas sofre com um cheiro absurdo de esgoto. O popular ‘cheiro de cocô’. Por que isso está acontecendo? Mais ainda: por que ninguém fala disso?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Vamos começar do começo. Em Tijucas, em teoria, era para ser obrigatório a ligação do esgoto na rede coletora. Na prática, muita gente não ligou ainda e não há nenhuma campanha neste sentido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Por que não há essa campanha? Será que se todo mundo ligar, a rede vai colapsar? Alguma vez a prefeitura divulgou qual o percentual de moradias e empresas ligadas na rede coletora de esgoto?

“Se liga na rede”. Um programa que muitas cidades fazem, fiscalizando as ligações de esgoto, orientando a população, passando de casa em casa. Você já viu isso em Tijucas?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Se fosse uma coisa que funcionasse bem, teria campanha passando de casa em casa para ligar o esgoto. Por que estão há oito anos enrolando?

Seria bom para o município dizer: “Tijucas tem 70% da rede coletora de esgoto ligada”, por exemplo. A gente sabe que o prefeito Eloi é ruim de marketing. Mas será que não querem mostrar, ou pior, será que não podem mostrar? Será que a meta é trocar o título de Tijucas: “Capital do Vale” para Tijucas: “Cidade de M.”?

O Jornal Razão vem recebendo inúmeras denúncias e reclamações de moradores e estamos apurando uma situação estarrecedora: “pode ser um dos maiores crimes ambientais da história do município”, diz o repórter-secreto, que por questões de segurança não será identificado.

Enquanto isso, vamos tentar esclarecer e questionar a situação do cheirinho agradável na Capital do Vale. Vamos recapitular e compreender as possíveis causas e o impacto que Tijucas sofre.

Hoje, no município, todo o cocô e xixi das casas, vai para um lugar extremamente apropriado: uma estação elevatória, localizada em frente a maior escola de Tijucas. É por isso que sempre tem aquele cheiro agradável. Pensa que maravilha estudar com o cheiro de 20 mil ‘esgotos’ refrescando os pelos do nariz? Bom, né?

“Se fosse um processo que funcionasse 100% certo, com certeza não teríamos esse odor magnífico ou seria bem mais fraco”, disse um especialista consultado pelo Jornal Razão.

Num simples ‘organograma’, funciona assim: a pessoa faz cocô. Dá descarga em casa. Não vai mais para a fossa (serviço antigo, que era fossa, filtro e sumidouro, antigamente era assim). Hoje não é mais obrigatório. A casa precisa ligar direto na rede que passa na frente das casas.

Da rede, vai para a elevatória do “Cruz e Sousa” e é bombeada para o Sul do Rio, ou seja, do outro lado do Dinossauro, em termos práticos.

Lá na Estação de Tratamento de Esgoto, teoricamente, acontece o tratamento e, após chegar a um nível ‘bom’ de tratamento, é lançado no Rio Tijucas, que dá o “polimento final” nos coliformes fecais e afins.

“Nossa sorte é o Rio Tijucas, que tem uma capacidade absurda de polimento destes efluentes. Mas o impacto chega nas praias da região, com certeza. Nas praias, nos peixes, toda a fauna aquática sente isso. Cada vez temos menos espécies de peixes e só o que sobra são os que sobrevivem neste ambiente inóspito, como por exemplo o famoso Bagre, que tem essa característica de sobrevivência”, explica um especialista da área

O que a SAMAE PRECISA mostrar:

  • Número de residências ligadas na rede coletora de esgoto
  • Número de residências NÃO ligadas e que deveriam estar ligadas
  • Impacto ambiental destas residências NÃO LIGADAS e PARA ONDE está indo este esgoto sem tratamento
  • Volume total de esgoto tratado na ETE Sul do Rio
  • Percentual ‘limpo’ deste esgoto
  • Por que não são feitas campanhas de conscientização, divulgação e cobrança?

A desculpa que historicamente sempre foi apresentada é de que a elevatória foi construída errada. Será que gostaram de ficar com o cheiro e por isso não arrumaram até hoje?

Já sentiu aquele cheio forte de esgoto pelas ruas de Tijucas? Vamos questionar novamente: Por que ninguém quer tocar nesse assunto?

No final do mês passado, pouco mais de uma semana atrás, foram registradas imagens de drone mostrando uma água preta saindo de afluentes e desaguando no Rio Tijucas, inclusive, justamente nas proximidades da ETA.

Aliás: tem um possível golpe rolando por aí. Empresas de fora que vem para cá cobrar MUITO caro para limpar a fossa de casas. Casas que ficam em ruas onde já passou a Rede Coletora de Esgoto, e que não podem utilizar este sistema antigo. Não deveriam estar utilizando. Por que motivo este interesse em manter a poluição rolando solta na cidade?

Em breve, novos capítulos. Sabor limão!

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.