Pesquisa da rádio Massa FM, realizada pelo Incope, aponta que Blumenau pode decidir a eleição em primeiro turno. No cenário de votos válidos (excluídos os brancos, nulos e ‘não sabe’), Delegado Egidio (PL) aparece com 50,38% dos votos. Ana Paula Lima (PT) vem em segundo, com 24,06% e o candidato do Novo, Odair Tramontin, em terceiro com 18,8%. Num segundo pelotão, aparecem Ricardo Alba (Podemos) com 3,76% e Rosane Martins (PSOL) com 3%.
A pesquisa tem margem de erro de 4% para mais ou para menos. Isso quer dizer que pode haver segundo turno na cidade. Neste caso, haveria um embate entre o PL e o PT, relembrando o segundo turno estadual e nacional de 2022, entre Jorginho Mello e Déco Lima (marido de Ana Paula) e no confronto de Bolsonaro e Lula. Esse cenário provavelmente trará para a disputa um discurso muito mais ideológico e irá nacionalizar o debate na maior cidade do Vale do Itajaí.
Num eventual segundo turno, Delegado Egidio teria dois grandes trunfos: o de ter feito o dobro de votos de Ana Paula no primeiro turno, uma vantagem muito larga. E em segundo lugar, a rejeição da candidata petista, que é de quase 37%, contra 11,5% do candidato do PL. O eleitor catarinense há muito tempo rejeita fortemente a esquerda e em especial o PT, o que mantém muito distante o sonho do partido ganhar eleições em cidades com segundo turno.
A vitória do Delegado Egidio em Blumenau, terceira maior cidade do estado, fortaleceria muito politicamente o governador Jorginho Mello, articulador da candidatura do atual deputado e um dos grandes cabos eleitorais da campanha dele.
A pesquisa do Incope – Instituto Catarinense de Opinião Pública, ouviu 600 eleitores entre os dias 26 e 28 de setembro. Está registrada com número SC-04469/2024. A margem de erro é de 4%.