back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaBanheiro unissex: Lula diz que é mentira

Banheiro unissex: Lula diz que é mentira

O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers e Intersexos (CNLGBTQIA+), lançou uma resolução que vem gerando controvérsias em todo o Brasil. A medida dá diretrizes para escolas públicas e privadas sobre o reconhecimento e adoção do nome social dos estudantes. Contudo, em meio a esta iniciativa, questões sobre o uso de banheiros p
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers e Intersexos (CNLGBTQIA+), lançou uma resolução que vem gerando controvérsias em todo o Brasil. A medida dá diretrizes para escolas públicas e privadas sobre o reconhecimento e adoção do nome social dos estudantes. Contudo, em meio a esta iniciativa, questões sobre o uso de banheiros por pessoas trans e não-binárias têm sido alvo de acalorados debates.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Criado em abril deste ano pelo Governo Lula, o conselho reúne integrantes do governo federal e da sociedade civil em mesma proporção. O colegiado tem função consultiva e objetivo de “colaborar na formulação e no estabelecimento de ações, de diretrizes e de medidas governamentais referentes às pessoas LGBTQIA+”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Ocorre que o Poder Executivo baixa regras por meio de Resoluções, Portarias e Decretos. No caso, a própria nota divulgada pelo Governo Lula chamando de ‘desinformação’ as notícias sobre o ‘banheiro unissex’, confirma que a tal Resolução n. 2 é ato do Ministério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Se alguém falar que o banheiro unissex foi institucionalizado, é acusado de fake news. Mas se algum trans usar, afirmando que foi institucionalizado, ninguém discordará.

A resolução pode não citar “banheiro unissex” mas orienta o uso de banheiros pelo sexo oposto (biologicamente/naturalmente/inato/nascido desta forma) desde que a pessoa se entenda como tal.

Em termos práticos: se o João se sente como Maria, ou seja, o João se identifica como uma pessoa do sexo feminino, e quiser usar o banheiro feminino, poderá. Agora, tem esse direito. E se alguém se opuser, poderá inclusive ser preso por ‘racismo’, já que é assim que o STF considera atos de ‘homofobia’ e ‘transfobia’.

A própria resolução preconiza que seja feita a denúncia:

Art. 5º Deve ser garantido o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero, quando houver, de acordo com a identidade e/ou expressão de gênero de cada estudante.

Art. 10. Estas orientações também devem ser estendidas e garantidas para todas e todos as/os estudantes transexuais menores de 18 anos, sejam adolescentes ou crianças, incluindo a tomada de decisão apoiada pelos pais ou responsáveis legais, que devem ser consultados sobre a expressa autorização em conjunto com a criança ou o adolescente, assim como emitir explicação registrada por escrito em caso de negativa da garantia do uso do nome social e/ou da liberdade de identidade e expressão de gênero junto à instituição de ensino.

Parágrafo único. Nos casos em que as instituições de ensino estiverem atuando para impedir o acesso ou negarem, seja a garantia do uso do nome social e/ou o acesso a banheiros e espaços segregados por gênero de acordo com a identidade e/ou expressão de gênero do/da estudante, orientamos aos pais e responsáveis legais que efetivem denúncias para os órgãos de proteção às crianças e adolescentes.

Em tempo, cabe destacar: Lula chama de mentira, mas em momento algum se manifesta contra a resolução publicada pelo conselho que ele mesmo criou.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.