O Zoo de Pomerode, em Santa Catarina, celebra o nascimento de uma zebra filhote, um evento considerado raro no Brasil devido ao pequeno número de casais reprodutivos da espécie no país. Atualmente, o zoológico abriga quatro zebras, incluindo a mãe e a recém-nascida.
A fim de garantir um parto natural, a equipe do zoológico adotou diversas medidas, como aproximar o casal em seu habitat e monitorar constantemente o bem-estar dos animais. A bióloga responsável, Priscila Weber Maciel, informa que a gestação da mãe durou 12 meses e, durante esse período, foram tomados cuidados especiais para preservar a saúde da mãe e do filhote.
A zebrinha vem se desenvolvendo bem, alimentando-se de leite materno e, recentemente, de capim, alfafa e ração. Mãe e filhote foram alocadas em uma área anexa ao ambiente das zebras, permitindo seu desenvolvimento e cuidados maternos sem interferência dos outros animais.
Zoológico também celebra nascimento de ave em perigo de extinção
Além do nascimento da zebrinha, o Zoo de Pomerode comemorou outro evento importante em março: o nascimento de uma jacutinga, espécie de ave ameaçada de extinção. Com a nova ave, o zoológico agora conta com cinco jacutingas, que podem ser observadas pelos visitantes no recinto de imersão Paraíso das Aves.
A jacutinga é conhecida como “semeadora de florestas” por ajudar na dispersão de sementes em seu habitat natural, a Mata Atlântica.