A aproximação de um ciclone extratropical promete trazer fortes chuvas e ventos para Santa Catarina nesta sexta-feira (11), segundo informações da Epagri/Ciram. O fenômeno climático, que se desloca pela costa do Rio Grande do Sul, deve impactar diversas regiões catarinenses com tempestades pontuais e ventos que podem alcançar até 80 km/h.
De acordo com a Defesa Civil, os volumes de chuva esperados para esta sexta variam entre 50 mm e 70 mm nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Alto Vale, os acumulados devem ficar entre 30 mm e 50 mm, enquanto as áreas do Grande Oeste aos Planaltos podem registrar entre 40 mm e 70 mm de precipitação. As tempestades devem avançar do Oeste em direção às áreas costeiras ao longo do dia.
Os ventos, que inicialmente sopram de nordeste/noroeste, devem virar para sudoeste, atingindo rajadas moderadas, mas intensas, especialmente no sul e litoral catarinense. A previsão aponta para velocidades que podem oscilar entre 50 km/h e 80 km/h.
Um alerta laranja foi emitido para a maior parte do estado, com exceção do Litoral Sul e parte da Serra. Há risco elevado de ocorrências relacionadas a tempestades, ventos fortes e até queda de granizo em algumas regiões. Após a passagem do ciclone, a previsão indica que o tempo se estabilize no final de semana, com condições mais firmes.
O sábado (12), Dia das Crianças, deve ser de sol em grande parte do estado, com algumas nuvens, mas sem previsão de novos temporais, permitindo a comemoração ao ar livre em várias regiões.