back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteURGENTE: Novo ciclone chega a Santa Catarina e deixa Defesa Civil em alerta máximo

URGENTE: Novo ciclone chega a Santa Catarina e deixa Defesa Civil em alerta máximo

A MetSul Meteorologia adverte que o cenário que se pode esperar nesta semana no estado de Santa Catarina é crítico pelo excesso de chuva
Compartilhar:
Reprodução / MetSul

A MetSul Meteorologia adverte que o cenário que se pode esperar nesta semana no estado de Santa Catarina é crítico pelo excesso de chuva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Já choveu com volumes excepcionalmente altos em algumas localidades com inundações e rios fora do leito, e ainda se espera uma enorme quantidade de chuva por cair no decorrer da semana que agravará muito a situação no estado catarinense. Trata-se de um evento de instabilidade de muitos dias seguidos e que sequer chegou a sua metade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Até o começo desta segunda-feira, os acumulados de chuva em 72 horas já atingiam 356 mm em Schroeder, 273 mm em Joinville, 238 mm em Benedito Novo, 223 mm em Luiz Alves e 217 mm em Jaraguá do Sul.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, nesta terça-feira (29) um ciclone deve chegar ao Estado causando fortes chuvas da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. No entanto, a atenção deve ser redobrada na quarta-feira (30), pois o ciclone se intensifica trazendo também fortes ventos e chuva intensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Nos últimos dias, as regiões mais atingidas pela chuvarada foram o Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Os volumes mais extremos se se concentram, portanto, como vinha sendo alertado desde a semana passada pela MetSul, no setor Nordeste do território catarinense e em áreas ao Leste do estado da Grande Florianópolis para o Norte. A avaliação de que o cenário deve se tornar crítico baseia-se na avaliação da chuva que já caiu em grande quantidade e a persistência da instabilidade ainda por muitos dias com acumulados altíssimos que vão se somar aos muito elevados volumes já registrados.

Com isso, o solo ficará saturado com risco máximo de deslizamentos de terra e os níveis dos rios tendem a subir ainda mais com maior número de pessoas afetadas por inundações e enchentes. Trata-se de um cenário extremamente preocupante o que se desenha para esta semana em Santa Catarina a partir do que indicam os modelos numéricos. O tempo não vai firmar nesta semana e se prognostica chuva todos os dias nas áreas mais castigadas pela instabilidade no Leste e no Nordeste catarinense, embora se preveja a diminuição da chuva e intervalos com melhoria no final da semana.

A chuva que ocorre em Santa Catarina tem forte componente orográfico pela interação do vento que vem do mar com o relevo local da Serra do Mar. O vento de Leste a Nordeste vem carregado de umidade e traz chuva. O ar úmido oceânico ao encontrar a barreira física dos morros e montanhas acaba ascendendo na atmosfera. Quanto mais alto na atmosfera, mais frio. E o ar úmido, ao se elevar, acaba encontrando ar mais frio e termina por se condensar, gerando nuvens e chuva. Este tipo de chuva é chamado de orográfica ou induzida pelo relevo, e costuma trazer elevados volumes

Os dados dos modelos indicam que as correntes de vento do mar para o continente deverão prosseguir nesta semana em direção ao Leste de Santa Catarina, o que explica o porquê de a chuva prosseguir e com tendência de aumento significativo das precipitações também no Sul catarinense.

O grande ponto de preocupação está nos acumulados que são indicados para esta semana em Santa Catarina. Aos mais de 200 mm a 300 mm que já caíram em diversos municípios do Nordeste catarinense, a semana poderá trazer acumulados adicionais de 200 mm a 400 mm. O modelo europeu, por exemplo, projeta para esta semana 200 mm a 250 mm para a área de Joinville e 150 mm a 200 mm para a região de Florianópolis.

Com informações da MetSul e SCC10

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.