back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteURGENTE: Indígenas teriam queimado sistema para impedir fechamento de comportas

URGENTE: Indígenas teriam queimado sistema para impedir fechamento de comportas

Durante o confronto entre indígenas e policiais militares pelo controle da maior barragem de Santa Catarina, que se não for fechada poderá causar a morte de milhares de pessoas, supostamente os indígenas teriam queimado o sistema hidráulico para impedir o fechamento.
Compartilhar:
Divulgação

Durante o confronto entre indígenas e policiais militares pelo controle da maior barragem de Santa Catarina, que se não for fechada poderá causar a morte de milhares de pessoas, supostamente os indígenas teriam queimado o sistema hidráulico para impedir o fechamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A situação foi denunciada por representantes da Defesa Civil que foram até o local e foram surpreendidos. Eles só conseguiram fechar uma das comportas por volta das 13h30 deste domingo. No conflito, três indígenas foram baleados e a barragem agora está sendo operada para ter suas comportas fechadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A polícia e a comunidade indígena entraram em confronto na manhã deste domingo em José Boiteux por causa da operação da barragem. Alguns integrantes do povo Xokleng são contrários ao fechamento da maior estrutura de contenção de cheias do Vale do Itajaí porque isso provocaria a inundação do território e, consequentemente, o alagamento de residências nas aldeias mais baixas.

Todavia, a decisão do Governo de Santa Catarina foi pensando em salvar milhares de pessoas. Um dos indígenas teria tentado sacar a arma de um dos policiais, iniciando o conflito. O exército também foi acionado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

“Eles querem salvar os brancos lá fora, e os índios como é que fica”, dizem indígenas. “Só essa barragem que salva Santa Catarina, mas se fecharem vai acontecer igual Brumadinho”, diz um dos líderes dos indígenas.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.