back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteURGENTE: Grande Florianópolis em alerta vermelho para chuva extrema

URGENTE: Grande Florianópolis em alerta vermelho para chuva extrema

Previsão indica um volume exorbitante para a Grande Florianópolis entre terça e quarta feira, com valores entre 350 a 400mm
Compartilhar:
Reprodução / Jornal Razão

A Defesa Civil de Santa Catarina acaba de divulgar um aviso urgente para todo o estado, com atenção especial para a região litorânea. Previsão de tempo severo já era aguardada pelos meteorologistas, mas a confirmação surgiu nesta segunda-feira. Alguns modelos indicam até mesmo 400mm de chuvas em menos de 72h. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Para Tijucas e todo o Vale, os indicativos pluviométricos mais conservadores ultrapassam os 150mm. O alerta extremo também é válido para Itapema, Balneário Camboriú e todo o Litoral Norte. Todavia, o risco maior é para a parte abaixo da Grande Florianópolis. na região entre Imbituba e Palhoça, uma previsão de mais de 400mm é apontada por modelos meteorológicos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O modelo WRF + GFS, por exemplo, fornecido pela Metsul, indica um volume exorbitante para Grande Florianópolis entre terça e quarta feira, com valores entre 350 a 400mm. 

Nas próximas 72 horas, teremos a influência também de um cavado (área alongada de baixa pressão), que aumentará a intensidade do vento, podendo atingir até 80 km/h ou mais. Recomendamos entrar em nosso grupo de notícias no WhatsApp (clique aqui) e acompanhar as atualizações. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O alerta da Defesa Civil, como geralmente ocorre, é mais conservador, ou seja, indicando valores menores do que a grande maioria dos modelos indica. Replicamos aqui na íntegra:

A partir do final da noite desta segunda-feira (27) e madrugada de terça-feira (28), a chuva ganha força nas áreas do centro-leste do estado, em especial nas áreas da Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí, podendo provocar volumes elevados de precipitação em um curto período de tempo. O risco é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem provocar danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores.

Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 120 e 200 mm nas áreas em vermelho, 70 a 130 mm nas áreas em laranja e 20 a 40 mm nas áreas em amarelo. Em todas as regiões, os acumulados podem ser pontualmente maiores.


Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.