back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteTartarugas são encontradas mortas em praia do Litoral Norte de SC

Tartarugas são encontradas mortas em praia do Litoral Norte de SC

Motivação, aparentemente, foi uma rede de pesca irregular
Compartilhar:
Reprodução

A Praia da Barrinha, em Barra Velha, no Litoral Norte, foi palco de uma cena triste na última terça-feira (16): 12 tartarugas da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde, foram encontradas mortas, aparentemente devido a uma rede de pesca irregular. Esta situação alarmante foi tratada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), mantido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A maioria das tartarugas encontradas eram juvenis, uma característica comum nas praias de Santa Catarina. Durante o resgate, um dos animais ainda estava vivo e foi imediatamente encaminhado para tratamento veterinário na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, localizada em Penha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Ao chegarem ao local, os moradores se depararam com uma rede de pesca irregular, onde os animais ficaram presos e se afogaram. Apesar do grave estado dos animais, alguns sobreviveram e foram devolvidos ao mar.

O resgate e atendimento rápido da tartaruga viva foram cruciais. Ela recebeu medicação e tratamento adequado para suas lesões causadas pela rede de pesca. A equipe médica permanece em estado de alerta até que o animal esteja estável o suficiente para ser transferido para uma instituição especializada em reabilitação e soltura de animais marinhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Em adição, a equipe do PMP-BS realizou coleta de dados biométricos das tartarugas mortas para identificação da espécie. “Elas passarão por exames de necropsia, que investigarão lesões viscerais que podem indicar a causa da morte”, explicou a equipe do projeto.

As análises finais, que incluirão exames anatomopatológicos e histopatológicos, deverão ser concluídas em aproximadamente 30 dias. Estes exames ajudarão a confirmar ou descartar possíveis alterações celulares que possam ter contribuído para o trágico incidente.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.