back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteSuper El Niño em SC: Chuvas dos próximos 4 dias devem ultrapassar total previsto para o mês inteiro

Super El Niño em SC: Chuvas dos próximos 4 dias devem ultrapassar total previsto para o mês inteiro

O estado de Santa Catarina está prestes a enfrentar chuvas intensas e contínuas durante pelo menos os próximos quatro dias, de acordo com uma previsão da Defesa Civil do Estado divulgada na segunda-feira (10). A expectativa é que a precipitação ultrapasse a média de chuvas esperada para todo o mês de julho.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

 O estado de Santa Catarina está prestes a enfrentar chuvas intensas e contínuas durante pelo menos os próximos quatro dias, de acordo com uma previsão da Defesa Civil do Estado divulgada na segunda-feira (10). A expectativa é que a precipitação ultrapasse a média de chuvas esperada para todo o mês de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A Defesa Civil prevê que entre a noite de segunda-feira (10) e a manhã de quinta-feira (13), ocorrerá um acumulado de 150 mm de chuva em Santa Catarina, sendo a região Sul a mais criticamente afetada. A média de precipitação mensal para julho em Santa Catarina era de 127 mm, indicando que a chuva nos próximos dias excederá esse total.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

As projeções regionais indicavam valores mensais de precipitação variando de 90 a 130 mm para o Vale do Itajaí e o norte do estado. Para as cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação mensal esperada oscilava entre 110 a 180 mm.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A Defesa Civil adverte que a chuva, que será acompanhada por tempestades, raios e rajadas de vento, pode provocar alagamentos e enxurradas. Há também o risco de ventos intensos e granizo de forma pontual. A situação é ainda mais preocupante, pois o acúmulo de chuva elevado pode causar deslizamentos de terra.

Essas condições climáticas adversas são atribuídas à atuação de uma frente fria e instabilidades na região. A situação será exacerbada pela formação de um ciclone extratropical entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo da semana.

Para mitigar os possíveis danos, a Defesa Civil tem emitido alertas para informar os catarinenses sobre os riscos das chuvas intensas.

A Defesa Civil solicita que os cidadãos sigam as instruções dos alertas e tomem as devidas precauções para garantir sua segurança durante este período de chuvas intensas.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.