back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteSul do Brasil terá onda de calor extremo nos próximos dias

Sul do Brasil terá onda de calor extremo nos próximos dias

Uma onda de calor muito intenso está prevista para atingir o Centro-Sul do Brasil ainda neste mês, conforme anuncia a MetSul Meteorologia. Diferentemente de um episódio de calor pontual ocorrido no início do mês no Rio Grande do Sul, esta nova onda de calor deve afetar uma área muito maior, abrangendo estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste do país.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

Uma onda de calor muito intenso está prevista para atingir o Centro-Sul do Brasil ainda neste mês, conforme anuncia a MetSul Meteorologia. Diferentemente de um episódio de calor pontual ocorrido no início do mês no Rio Grande do Sul, esta nova onda de calor deve afetar uma área muito maior, abrangendo estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Espera-se que as temperaturas disparem e atinjam marcas excepcionais, chegando aos 40ºC e até ultrapassando essa faixa. Essa massa de ar quente será ampla e poderá levar a valores muito acima da média histórica para o mês de dezembro, com os maiores desvios esperados no Sul do país, particularmente no Rio Grande do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

No Centro-Oeste, onde as temperaturas mais elevadas geralmente ocorrem no final do inverno e na primavera, a expectativa é de que haja um aumento significativo nas temperaturas, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com possíveis máximas na casa dos 40ºC. Mesmo em São Paulo, o calor intenso deve ser sentido, contrariando a tendência de temperaturas mais amenas devido à chuva comum nesta época do ano.

A massa de ar muito quente, originária do Norte da Argentina e do Paraguai, também atingirá esses países, com marcas acima de 40ºC previstas para o Norte argentino e regiões próximas à Cordilheira dos Andes. No Rio Grande do Sul, o calor deve se intensificar na segunda metade da semana, com previsão de dias e noites de temperaturas elevadas, especialmente a partir de sexta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Muitas cidades gaúchas devem experimentar máximas entre 35ºC e 40ºC, com possibilidade de registros ainda mais altos em locais específicos. As áreas urbanas e vales, como a Grande Porto Alegre, podem enfrentar temperaturas de 37ºC a 39ºC, com picos superiores em alguns municípios. Até as regiões serranas, geralmente mais frescas, devem registrar calor excessivo.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.