Uma frente fria avançará por Santa Catarina nesta sexta-feira (13), trazendo uma grande instabilidade climática e fortes chuvas que se prolongarão até o final de semana.
Nesta sexta e no início do sábado (14), o Grande Oeste e o Sul do estado serão os mais atingidos, com possibilidades de temporais severos, incluindo raios, ventos intensos e granizo. A partir de sábado à tarde e domingo (15), as chuvas se deslocarão para o centro e norte de Santa Catarina, com precipitações volumosas esperadas.
Acumulados de chuva entre 50 e 80 mm são previstos para a maior parte do estado, com alguns pontos podendo ultrapassar os 100 mm, especialmente no Meio-Oeste, Vale do Itajaí e região norte. As áreas mais vulneráveis, destacadas em laranja nos mapas meteorológicos, apresentam alto risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, enquanto as áreas amarelas enfrentam risco moderado de danos, como quedas de árvores e destelhamentos.
A Defesa Civil alerta para os riscos durante o temporal, recomendando que a população evite locais abertos e perigosos, como áreas com árvores ou postes de energia, e que nunca atravessem ruas inundadas. A orientação é buscar abrigo seguro e ficar atento a sinais de deslizamentos, como rachaduras em estruturas.
Outro fenômeno que pode ocorrer é a chamada “chuva preta”, causada pela poluição atmosférica de queimadas. Esse evento pode afetar o Sul e o Oeste do país entre sexta-feira e sábado, com potencial para causar precipitações carregadas de partículas de fuligem.