back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteSanta Catarina lidera ranking nacional de praias em selo Bandeira Azul

Santa Catarina lidera ranking nacional de praias em selo Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias, marinas e embarcações de turismo sustentável que cumprem uma série de requisitos rigorosos relacionados à gestão ambiental
Compartilhar:
Praia de Itá | Imagem: Divulgação

A ONG Foundation for Environmental Education (FEE) publicou o resultado da lista de praias, marinas e embarcações turísticas com selo Bandeira Azul. Santa Catarina foi o estado que liderou o ranking de praias, com 15 locais balneáveis (encontradas em sete cidades diferentes), e, ainda, com quatro marinas certificadas. Ao todo, nacionalmente, 31 praias foram premiadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Confira as praias catarinenses com selo Bandeira Azul

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste
  1. Praia do Estaleiro — Balneário Camboriú
  2. Praia do Estaleirinho — Balneário Camboriú
  3. Praia de Taquaras — Balneário Camboriú
  4. Praia de Piçarras — Balneário Piçarras
  5. Praia da Ponta do Jacques — Balneário Piçarras
  6. Praia de Quatro Ilhas — Bombinhas
  7. Praia de Mariscal — Bombinhas
  8. Praia da Conceição — Bombinhas
  9. Lagoa do Peri — Florianópolis
  10. Praia Grande — Governador Celso Ramos
  11. Praia do Ervino — São Francisco do Sul
  12. Praia do Forte — São Francisco do Sul
  13. Praia Grande — São Francisco do Sul
  14. Praia da Saudade — São Francisco do Sul
  15. Prainha de Itá — Itá

Além de possuir praias seguras e com qualidade ambiental certificada, Santa Catarina ainda realizou um feito inédito. Segundo a FEE, a praia de Itá, localizada no reservatório de Itá, no rio Uruguai, foi a primeira fluvial brasileira a ser certificada com o selo.

O selo Bandeira Azul também avalia marinas e embarcações de turismo e, nesse setor, Santa Catarina também recebeu destaque, com quatro certificações — no total, o Brasil teve 11 locais premiados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Confira a lista catarinenses com selo Bandeira Azul

  1. Tedesco Marina — Balneário Camboriú
  2. Iate Clube Santa Catarina Veleiros da Ilha — Florianópolis
  3. Marina da Conceição — Florianópolis
  4. Marina Itajaí — Itajaí

A avaliação final foi divulgada no dia 26 de setembro por um júri internacional em Copenhague, na Dinamarca. Antes dessa etapa, o júri nacional já havia realizado, no fim de maio, uma pré-aprovação de 45 candidatos (entre eles, 34 praias e 11 marinas), em que analisaram critérios como qualidade da água, gestão ambiental, turismo sustentável, segurança e responsabilidade social. As praias e marinas brasileiras reconhecidas receberão os certificados em novembro, em Balneário Camboriú.

A premiação Bandeira Azul, realizada anualmente, é voluntária, ecológica e é a maior certificação global de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.

Sobre o Projeto Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias, marinas e embarcações de turismo sustentável que cumprem uma série de requisitos rigorosos relacionados à gestão ambiental, segurança, qualidade da água e educação e informação ambiental.

Lançado na França em 1985, o programa Bandeira Azul busca promover o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e salgada, incentivando a realização de padrões elevados em todos os aspectos mencionados. Para manter o prestigioso selo, os locais certificados devem manter suas condições a cada ano, assegurando que tanto os residentes quanto os visitantes possam desfrutar de espaços aquáticos limpos, seguros e bem administrados.

Além disso, a Bandeira Azul não apenas promove a conservação do meio ambiente, mas também estimula o turismo responsável e a conscientização pública sobre a necessidade de proteger os recursos naturais.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.