back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteSanta Catarina em alerta: Superlua influencia marés em agosto

Santa Catarina em alerta: Superlua influencia marés em agosto

Especialistas da Epagri/Ciram destacam impacto no setor marítimo e previsões para o fenômeno
Compartilhar:
Divulgação

Na noite desta quarta-feira (30), a superlua, um fenômeno resultante da proximidade da lua com a Terra, voltará a iluminar os céus e, devido a fatores climatológicos, pode causar uma variação maior nas marés, afetando as atividades de navegação e pesca no estado. Este cenário, semelhante ao observado no dia 1º do mês, motivou a Epagri/Ciram a disponibilizar dados em tempo real sobre a altura da maré, beneficiando principalmente os setores de pesca e navegação comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Matias Boll, pesquisador da Epagri/Ciram, destaca a influência das marés nas operações marítimas, principalmente por conta dos grandes navios cargueiros que necessitam de canais de acesso profundos para se aproximar dos portos localizados em baías ou na foz de rios protegidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

De acordo com os registros da rede maregráfica da Epagri/Ciram, a costa catarinense experimentará uma calmaria nos dias que antecedem a superlua, com ventos fracos e sem direção definida. Contudo, em setembro, a combinação de massas de ar e ventos predominantes do Norte/Nordeste poderá resultar em marés muito baixas, especialmente no dia 2, ainda sob influência da superlua.

Matias também ressaltou os impactos da variação da temperatura marítima na altura da maré. Em períodos mais frios, como o final de agosto, a água tende a “encolher”, influenciando negativamente a maré. Essa configuração é agravada quando coincidindo com a superlua, como quase aconteceu entre 24 e 28 de agosto, podendo resultar em alagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A NASA define superlua como a coincidência de uma lua cheia durante o perigeu lunar, momento em que a lua está mais próxima da Terra. Esta proximidade faz com que a lua apareça maior e mais brilhante aos observadores terrestres. Neste mês de agosto, por exemplo, a lua estará 40 mil quilômetros mais próxima da Terra.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.