Uma enchente de proporções significativas tomou as cidades ribeirinhas ao Rio Uruguai no Noroeste do Rio Grande do Sul, entre elas Doutor Maurício Cardoso e Porto Mauá. Mesmo com o nível do rio começando a se estabilizar na região Noroeste, ele ainda permanece alarmantemente alto, cerca de dois metros acima do que foi registrado na enchente da semana anterior.
A preocupação agora é que toda esta água avance para cidades mais ao Sul da bacia. Alertas da MetSul Meteorologia indicam uma provável enchente ainda mais intensa do Rio Uruguai na Fronteira Oeste nos próximos dias.
Cidades fronteiriças como São Borja, Itaqui e Uruguaiana devem se preparar para a maior enchente registrada em anos. A previsão é de que haja um grande número de desabrigados.
Em Doutor Maurício Cardoso, as fotos compartilhadas pela associação Amobal retratam a severidade da situação, com o Rio Uruguai inundando vastas áreas. No balneário Londero, por exemplo, as águas chegaram a atingir os telhados de algumas residências.