back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteProjeto catarinense monitora gigante dos mares em risco de extinção no Sul do Brasil

Projeto catarinense monitora gigante dos mares em risco de extinção no Sul do Brasil

Um projeto de conservação de peixes marinhos em Santa Catarina está ampliando o monitoramento do peixe mero no Sul do Brasil. O Projeto Meros do Brasil identificou nove exemplares da espécie neste verão, quatro deles na costa catarinense e cinco no Paraná.
Compartilhar:
DIVULGAÇÃO / Athila Bertoncini/Projeto Mero Brasil

Um projeto de conservação de peixes marinhos em Santa Catarina está ampliando o monitoramento do peixe mero no Sul do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O Projeto Meros do Brasil identificou nove exemplares da espécie neste verão, quatro deles na costa catarinense e cinco no Paraná.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A espécie é considerada criticamente em perigo no país e ameaçada pela pesca ilegal, supressão de manguezais e degradação ambiental.

Atualmente, o projeto monitora um total de 33 exemplares de forma não letal, utilizando implante de tags sônicos que emitem sinais sonoros detectados por receptores instalados em pontos determinados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Segundo o biólogo e pesquisador do Meros Brasil, Leonardo Bueno, a identificação é importante para entender o comportamento da espécie e para embasar políticas públicas de conservação e fiscalização ambiental.

Os dados da pesquisa indicam que a espécie tem fidelidade aos locais de reprodução e chega a nadar 80 quilômetros em dois dias para chegar às agregações.

A preservação das áreas de reprodução é um fator importante na conservação da espécie. A captura e comercialização do mero são considerados crimes ambientais no Brasil. O Projeto Meros do Brasil surgiu em 2002 para proteger os meros e os ambientes costeiros onde vivem.

Gigante dos mares em risco de extinção

O peixe mero, também conhecido como senhor das pedras ou gigante dos mares, é uma espécie marinha em risco de extinção no Brasil. Classificado como criticamente em perigo, o mero é ameaçado pela pesca ilegal, supressão de manguezais e degradação ambiental.

Segundo o Projeto Meros do Brasil, o peixe pode medir mais de 2 metros de comprimento e pesar cerca de 250 quilos. Ele vive em média 40 anos e leva de 6 a 8 anos para atingir a idade adulta, quando entra na fase reprodutiva.

No período de dezembro a março, os meros se reúnem em cardumes para reproduzir.

O Projeto Meros do Brasil identificou nove exemplares da espécie neste verão, quatro deles na costa catarinense e cinco no Paraná. O projeto monitora um total de 33 exemplares de forma não letal, utilizando implante de tags sônicos que emitem sinais sonoros detectados por receptores instalados em pontos determinados.

A identificação é importante para entender o comportamento da espécie e para embasar políticas públicas de conservação e fiscalização ambiental.

A preservação das áreas de reprodução é um fator importante na conservação da espécie. A captura e comercialização do mero são considerados crimes ambientais no Brasil. O Projeto Meros do Brasil surgiu em 2002 para proteger os meros e os ambientes costeiros onde vivem.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.