back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbientePrimeira morte de baleia é registrada na temporada em SC

Primeira morte de baleia é registrada na temporada em SC

O Instituto Australis, juntamente com o 'Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio', foi acionado nesta quarta-feira (12) após a descoberta de uma baleia-franca encalhada e já morta na praia da Barra, em Garopaba, Santa Catarina. Trata-se do primeiro encalhe registrado nesta recente temporada.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

O Instituto Australis, juntamente com o ‘Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio’, foi acionado nesta quarta-feira (12) após a descoberta de uma baleia-franca encalhada e já morta na praia da Barra, em Garopaba, Santa Catarina. Trata-se do primeiro encalhe registrado nesta recente temporada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Segundo a diretora do Instituto Australis, Karina Groch, o animal é um filhote do sexo masculino. “Ele encalhou já morto, em avançado estágio de decomposição”, explicou Groch. A causa da morte será investigada pela equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Groch também enfatizou a importância de investigar a causa da morte da baleia, visto que “ainda estamos no começo da temporada reprodutiva da espécie no litoral catarinense”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O evento levanta questionamentos sobre a condição nutricional das baleias-francas que chegam ao litoral brasileiro para se reproduzir. De acordo com a bióloga do projeto ProFRANCA, Thaise Albernaz, o encalhe pode estar relacionado à escassez de alimento, que pode afetar o aleitamento materno das baleias e consequentemente a sobrevivência dos filhotes.

A primeira baleia-franca avistada nesta temporada foi em junho, um pouco mais cedo do que o habitual, e o primeiro filhote foi visto no dia 27 de junho, em Laguna. A Prefeitura de Garopaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, será responsável pela remoção do animal encalhado.

É de suma importância que encalhes de animais mortos sejam reportados aos órgãos competentes e que as pessoas evitem se aproximar do animal devido ao risco de contaminação biológica. No caso de animais vivos encalhados, nunca se deve tentar devolvê-los ao mar, já que podem causar ferimentos e colocar suas vidas em risco.

As instituições que atuam no Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca são membros da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB), criada pelo ICMBio em 2011 para melhorar o monitoramento e resposta a encalhes e capturas de mamíferos aquáticos.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.