back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbientePrevisão de neve pode fazer Sul do Brasil reviver o ciclo de 1941

Previsão de neve pode fazer Sul do Brasil reviver o ciclo de 1941

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê neve para a serra gaúcha nesta terça-feira, fazendo muitos recordarem dos eventos climáticos de 1941.
Compartilhar:
Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê neve para a serra gaúcha nesta terça-feira, fazendo muitos recordarem dos eventos climáticos de 1941.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Naquele ano, uma frente fria trouxe chuvas e nevascas para a região, um ciclo que começou com a pior enchente da história de Porto Alegre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Em 1941, Porto Alegre enfrentou a maior enchente já registrada até então. Entre abril e maio, a capital gaúcha foi assolada por 24 dias de chuvas ininterruptas, elevando o nível do Lago Guaíba a 4,75 metros. Na época, cerca de 70 mil pessoas ficaram desabrigadas, representando um quarto da população da cidade. Comércios ficaram submersos e a cidade parou, dependendo de barcos para transporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

No final de maio de 1941, após a enchente, a serra gaúcha foi coberta por neve. Em Caxias do Sul, a nevasca começou em 28 de maio, formando uma camada de 25 centímetros que cobriu telhados, ruas e calçadas. A nevasca voltou em junho, e outras cidades como São Francisco de Paula e Gramado também registraram grandes acúmulos de neve.

Em 2024, o nível do Lago Guaíba ultrapassou os 5 metros pela primeira vez na história, superando a marca de 1941.

A previsão de neve para a serra gaúcha traz à tona lembranças de 1941, um ano marcado por desastres naturais. Enquanto aguardamos os próximos dias, fica a esperança de que as lições do passado ajudem a mitigar os impactos dos eventos atuais.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.