back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbientePinguim 'extremamente desidratado' é salvo por surfistas em SC

Pinguim ‘extremamente desidratado’ é salvo por surfistas em SC

Santa Catarina celebrou o primeiro resgate bem-sucedido da temporada de 2023 de um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), um evento que ocorreu no último sábado, dia 24 de junho, na Praia Brava, localizada em Itajaí, no Litoral Norte do Estado. Surfistas foram os primeiros a detectar o animal em apuros, e os primeiros socorros foram prestados por salva-vidas.
Compartilhar:
Divulgação / Fernanda Vieira de Maria/PMP-BS/Univali

Santa Catarina celebrou o primeiro resgate bem-sucedido da temporada de 2023 de um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), um evento que ocorreu no último sábado, dia 24 de junho, na Praia Brava, localizada em Itajaí, no Litoral Norte do Estado. Surfistas foram os primeiros a detectar o animal em apuros, e os primeiros socorros foram prestados por salva-vidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A operação de resgate e os cuidados veterinários subsequentes foram realizados pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A Univali (Universidade do Vale do Itajaí) monitora a atuação do PMP-BS na região que vai de Barra Velha a Governador Celso Ramos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

O pinguim resgatado foi transportado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, situada em Penha, onde será assistido por uma equipe multidisciplinar de veterinários, biólogos, oceanógrafos e tratadores. O objetivo é recuperar o animal para que ele possa ser devolvido à natureza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

No momento do resgate, o pinguim apresentava sinais preocupantes de exaustão severa, desidratação intensa, além de apatia e pouca resposta a estímulos externos. O protocolo de cuidados inclui a administração de medicamentos, hidratação, alimentação e terapias adicionais, dependendo da necessidade.

Durante a temporada de inverno, é bastante comum o avistamento de pinguins-de-Magalhães nas praias catarinenses. Essa espécie de pinguim tem comportamento migratório, e anualmente grupos deixam as colônias na Patagônia Argentina para se aventurar pelas águas mais quentes do Atlântico.

Essas jornadas, porém, não estão isentas de perigos. Muitos desses pinguins perdem a vida devido ao alto gasto energético em suas viagens, seja por exaustão, desidratação, ou por se perderem do grupo, o que os torna mais vulneráveis.

A interação com humanos também é uma fonte de perigo para esses animais. Infelizmente, é frequente que pinguins fiquem presos em redes de pesca e acabem morrendo por afogamento, incapacitados de retornar à superfície para respirar.

O PMP-BS lembra que se um pinguim for avistado, é essencial não tentar devolvê-lo ao mar, alimentá-lo ou hidratá-lo. É recomendado manter uma distância segura para evitar o estresse do animal. Em caso de avistamento, a orientação é acionar o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341, com atendimento diário das 8h30 às 17h30.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.