back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteParque Estadual da Serra Furada completa 44 anos de criação

Parque Estadual da Serra Furada completa 44 anos de criação

Localizado na região Sul do estado, na encosta da Serra catarinense, o Parque Estadual da Serra Furada é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com apoio do Governo do Estado e foi criado em 20 de junho de 1980 para proteger a rica biodiversidade encontrada entre os municípios de Grão-Pará e Orleans.
Compartilhar:
Foto: Adrio Centeno/ IMA

Localizado na região Sul do estado, na encosta da Serra catarinense, o Parque Estadual da Serra Furada é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com apoio do Governo do Estado e foi criado em 20 de junho de 1980 para proteger a rica biodiversidade encontrada entre os municípios de Grão-Pará e Orleans.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Nesta quinta-feira, 20, a unidade celebra 44 anos de história, e sua equipe participará do I Workshop Mês Verde, alusivo ao mês do Meio Ambiente e organizado pela Fundação Ambiental de Orleans (FAMOR), para estudantes do município, onde serão abordados temas relativos às questões ambientais. No sábado, 22, um encontro com ex-moradores e vizinhos do parque também acontecerá na Sede Sul da unidade com o objetivo de resgatar a história local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Sobre o parque

O Parque Estadual da Serra Furada tem 1.330 hectares e possui um fabuloso conjunto de montanhas, extremamente acidentadas, esculpidas durante milhões de anos pela ação da natureza e que testemunham a história evolutiva de nosso planeta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A unidade de conservação tem este nome devido à existência de um monumento geológico formado de Arenito Botucatu que possui uma fenda com aproximadamente 45 metros de altura e 8 metros de largura, conhecido como Serra Furada. Além da geoforma que deu nome ao parque, tem também o Morro do Bugrinho, a Serra do Minador, o Garrafão, o Morro do Facão, o Gritador e o Morro da Forquilha, ponto culminante da Unidade de Conservação.

Em uma região encantadora, que guarda verdadeiros tesouros ambientais, geológicos e culturais, nos municípios de Grão-Pará e Orleans, o parque protege espécies florestais e da fauna que são raras e ameaçadas de extinção, tipos especiais de vegetação de altitude e florestas primárias de relevante importância para a regeneração florestal local.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

O agendamento prévio para visitação de trilhas no Parque Estadual da Serra Furada é obrigatório. Informações pelo WhatsApp (48) 9.9172-8817 ou pelo e-mail: serrafurada@ima.sc.gov.br

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.