back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteOnda de calor histórica deve assolar o Brasil nesta semana

Onda de calor histórica deve assolar o Brasil nesta semana

A região Sudeste do Brasil, juntamente com partes do Centro-Oeste, se prepara para enfrentar uma semana de temperaturas excepcionais. Meteorologistas alertam para uma massa de ar muito quente que se intensificará e perdurará nos próximos dias, com previsões apontando para máximas que podem oscilar entre 42ºC e 45ºC, e há a possibilidade de ultrapassarem essas marcas em alguns locais.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

A região Sudeste do Brasil, juntamente com partes do Centro-Oeste, se prepara para enfrentar uma semana de temperaturas excepcionais. Meteorologistas alertam para uma massa de ar muito quente que se intensificará e perdurará nos próximos dias, com previsões apontando para máximas que podem oscilar entre 42ºC e 45ºC, e há a possibilidade de ultrapassarem essas marcas em alguns locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Em Minas Gerais, a situação promete ser especialmente atípica. O estado pode registrar a semana mais quente em mais de um século de medições, com cidades enfrentando temperaturas próximas ou além dos 40ºC, um fenômeno sem precedentes na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O fenômeno El Niño, associado ao aquecimento do Pacífico Equatorial e conhecido por intensificar o calor no Brasil, é um dos fatores influenciadores dessa onda de calor. No entanto, a magnitude do evento leva especialistas a considerarem também a influência das mudanças climáticas, que vêm alterando padrões meteorológicos e elevando a probabilidade de extremos de temperatura.

São Paulo se prepara para uma semana de calor que pode entrar para a história, com o interior do estado projetando temperaturas superiores a 40ºC e a capital paulista enfrentando máximas que podem chegar aos 39ºC, batendo possíveis recordes de calor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O estado do Rio de Janeiro também está na rota do calor extremo, com a capital carioca esperando dias sucessivos acima dos 40ºC e picos que podem atingir até 45ºC, superando marcas históricas de temperaturas elevadas.

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso se preparam para uma semana de calor asfixiante, com previsões de máximas diárias ultrapassando os 40ºC e chegando a marcar entre 44ºC e 46ºC em certos pontos. Cuiabá pode ver seu recorde de calor ser quebrado novamente.

Goiás e o Distrito Federal também não escapam do calor fora do normal, com várias localidades esperando máximas superiores a 40ºC e a capital federal, Brasília, podendo ultrapassar os registros históricos de temperatura máxima.

Os próximos dias demandarão atenção e cuidados especiais por parte da população, com recomendações de hidratação constante, uso de protetor solar e evitação de exposição prolongada ao sol nos períodos mais quentes do dia.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.