back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteMais de 200 pinguins-de-magalhães foram encontrados em praias de SC

Mais de 200 pinguins-de-magalhães foram encontrados em praias de SC

Durante a temporada migratória de 2024, Florianópolis viu a chegada de 218 pinguins-de-Magalhães em suas praias. A informação, divulgada pela Associação R3 Animal, abrange o período de janeiro a 24 de junho.
Compartilhar:
Divulgação - R3 animal

Durante a temporada migratória de 2024, Florianópolis viu a chegada de 218 pinguins-de-Magalhães em suas praias. A informação, divulgada pela Associação R3 Animal, abrange o período de janeiro a 24 de junho. Entre esses, apenas 37 pinguins foram encontrados vivos e encaminhados para reabilitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O primeiro pinguim da temporada foi avistado em abril na Praia da Joaquina, no Leste da Ilha. Em maio, ocorreram mais dois resgates: um na Praia do Santinho, no Norte da Ilha, e outro na Praia do Morro das Pedras, no Sul. Em junho, a migração atingiu seu pico, resultando no resgate de mais de 200 pinguins. Os pinguins vivos foram levados para o centro de reabilitação da R3 Animal, onde recebem cuidados veterinários até estarem prontos para voltar ao seu habitat natural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Os pinguins-de-Magalhães migram da Patagônia Argentina em direção às praias do Sul e Sudeste do Brasil em busca de águas mais quentes e alimentos. Essa migração ocorre principalmente entre maio e outubro. A maioria dos pinguins encontrados são juvenis em sua primeira migração, frequentemente desidratados e desnutridos devido à longa jornada. Além dos desafios naturais, eles enfrentam ameaças humanas, como a captura acidental em redes de pesca, anzóis e poluição marinha.

Sandro Sandri, veterinário do PMP-BS/R3 Animal, explica que é comum encontrar pinguins juvenis debilitados ou mortos nesta época do ano. “A interação com a pesca não é natural: eles seguem os cardumes pescados, se enredam nas redes e acabam se afogando”, comenta Sandri.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Um dos resgates notáveis deste ano ocorreu em 18 de junho, quando um pinguim foi encontrado na praia Pântano do Sul com um anzol preso ao bico. Um banhista avistou o animal debilitado e acionou o resgate. Segundo a equipe veterinária do PMP/R3 Animal, o pinguim sangrou por dois dias, mas o ferimento estancou e ele agora está em recuperação com boas perspectivas. “Ele teve sorte porque não engoliu o anzol, ficou apenas cravado no bico”, informa Sandro. Com informações NSC Total.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.