back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteMacaquinhos morrem e acendem alerta em zoológico de Brusque

Macaquinhos morrem e acendem alerta em zoológico de Brusque

Cinco sagui-de-tufos-pretos perderam a vida por doença responsável por grande taxa de mortalidade entre primatas.
Compartilhar:
Reprodução

O Zoobotânico de Brusque informou a morte de cinco sagui-de-tufos-pretos no parque. Há duas semanas, os animais foram encontrados mortos e todo o procedimento necessário foi realizado. Quando ocorre a morte de primatas em um zoo, uma amostra de sangue deles deve ser enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) devido ao risco de doenças como febre amarela e raiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

“O Parque Zoobotânico tomou todas as providências. Além do Lacen, enviamos as amostras dos animais para o laboratório de patologia da Udesc, que já nos descartou qualquer possibilidade de febre amarela ou raiva. A causa da morte foi toxoplasmose”, explica Carlos Alexandre Reis, diretor-geral do parque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

“A toxoplasmose é uma doença responsável por um grande número de mortalidade de primatas em cativeiros, por se tratar de uma infecção aguda e fatal”, acrescenta Alexandre.

A veterinária do parque, Milene Pugliesi Zapala, comenta sobre os cuidados que o parque toma perante doenças como essas. “Temos várias estratégias como protocolos aqui, como o pedilúvio, que evita que sapatos levem doenças e infecções para os recintos. Higienizamos todas as frutas que chegam para nossos animais. Temos armadilhas espalhadas, já que animais de vida livre acabam passando pelo parque. Temos controle de ratos, já que diversos roedores acabam aparecendo aqui devido às rações. Além disso, temos a vassoura de fogo, que é um lança-chamas capaz de matar as bactérias nos recintos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Milene também fala que depois do acontecimento o protocolo será mais rigoroso. “Nós estamos investigando a causa que carreou essa doença, mas, com certeza, após isso a gente será mais rigoroso na parte da medicina preventiva”, finaliza.

Fonte: Diarinho

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.