back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteItapema e região enfrentam surto de virose com hospitais lotados

Itapema e região enfrentam surto de virose com hospitais lotados

Postos de saúde também não conseguem atender a grande quantidade de pessoas doentes, principalmente após banho de mar em Itapema
Compartilhar:
Reprodução / Redes sociais

Municípios do Litoral Norte de Santa Catarina estão enfrentando um verdadeiro surto de virose, principalmente após as festas de Natal e Ano Novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

As principais queixas são de famílias inteiras apresentando muita diarréia e vômito. As pessoas relatam que os sintomas começaram a surgir após banhos de mar, sobretudo em Itapema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Apesar de que normalmente as praias da região são próprias para banho, a recomendação do Instituto do Meio Ambiente era de que se evitasse banho de mar na Costa Esmeralda e em diversos pontos de Santa Catarina por conta dos dois episódios de chuva registrados nos meses de novembro e dezembro.

Em Tijucas, segundo o diretor do Hospital São José, a procura mais do que dobrou. Muitos turistas que passaram as férias em Itapema, Porto Belo e Bombinhas estão fugindo para a unidade hospitalar, afogando os atendimentos. Somado a isso, os postos de saúde dos bairros estão fechados e apenas o P.A 24h está aberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O mesmo se aplica a Itapema. Com estrutura precária de saúde e sem até hoje ficar pronto o tão sonhado e prometido hospital, moradores e turistas esperam horas por um atendimento médico.

“Cheguei às 13h e ainda tem 30 pessoas na minha frente! Poderiam ter se organizado para atender, principalmente esse povo que vem com virose! To aqui por outros motivos, com dor e não tive prioridade. Esta vergonhoso demais!”, desabafa uma moradora de Itapema.

Uma turista que entrou em contato com o Jornal Razão disse que bastou um banho de mar em Itapema para que 7 pessoas de uma mesma família apresentassem quadro de vômito, fraqueza e diarreia.

“Por incrível que pareça fomos à Meia Praia apenas um dia e os sintomas já começaram”, conta.

Com a economia baseada na construção civil e turismo, Itapema luta para resolver a grave ameaça da poluição por esgotos, provavelmente clandestinos, na maioria das suas praias.

A concessionária Conasa Águas de Itapema, que cuida do saneamento do município desde 2004, afirma que a rede atende a 85% dos moradores e que a poluição das praias decorre de falta de ligação e/ou esgotos clandestinos.

Se isso é real, a administração do município poderia aplicar um programa de identificação, lacração e multas aos proprietários com esgotos clandestinos.

A projeção da Conasa é que a universalização do esgoto demore mais duas décadas, prazo que parece excessivo em uma cidade que viu sua população fixa praticamente triplicar nos últimos 22 anos.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.