back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteIncêndios no Pantanal atingem níveis recordes em novembro

Incêndios no Pantanal atingem níveis recordes em novembro

O Pantanal viveu em novembro deste ano uma das piores ondas de incêndios de sua história, com um registro alarmante de 4.134 focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

O Pantanal viveu em novembro deste ano uma das piores ondas de incêndios de sua história, com um registro alarmante de 4.134 focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Esse número é quase dez vezes superior à média histórica para o período de 1998 a 2020, que era de 442 focos. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que compõem o bioma, declararam estado de emergência devido à gravidade da situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Historicamente, novembro não é um mês marcado por incêndios intensos no Pantanal, mas o cenário de 2023 se desviou da norma. Fatores como queimadas intencionais, aliados a uma severa onda de calor e tempo seco, com temperaturas atingindo 43°C ou mais, contribuíram para a escalada das chamas.

Este cenário crítico supera o antigo recorde de novembro, registrado em 2002, quando houve 2.328 focos de calor. Em contraste, no ano passado, o mesmo mês registrou apenas 201 focos, menos da metade da média histórica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O mês mais crítico para o Pantanal, até o momento, foi agosto de 2020, quando 8.106 focos de calor foram registrados. As imagens capturadas pelo fotojornalista Joédson Alves, da Agência Brasil, retratam vividamente a devastação causada pelos incêndios neste novembro excepcional e os esforços de combate às chamas tanto por terra quanto por ar.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.