back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteIMA divulga primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023

IMA divulga primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023

De acordo com o relatório, cerca de 83,1% dos pontos analisados nos 500 quilômetros da costa catarinense estão próprios para banho.
Compartilhar:
Reprodução / Julio Cavalheiro/Secom

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou na última sexta-feira (25), o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023. No documento consta o balanço das cinco últimas análises semanais consecutivas, que tiveram início no dia 17 de outubro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

De acordo com o relatório, cerca de 83,1% dos pontos analisados nos 500 quilômetros da costa catarinense estão próprios para banho. Isso representa 197 dos 237 locais avaliados. Somente em Florianópolis, dos 87 pontos onde houve coleta, 77 estão em condições de receber banhistas, o que representa 88,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

As análises foram realizadas em 27 municípios do litoral catarinense: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

De acordo com o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, o monitoramento de balneabilidade é feito pelo Instituto por uma equipe técnica de excelência, que conta com apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. “Disponibilizamos à população um serviço de qualidade, credibilidade e muito importante também para o turismo catarinense”, declarou Daniel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Os banhistas podem consultar a situação da praia que frequentam pelas placas indicativas, que neste ano foram todas renovadas, pelo site do IMA e pelo aplicativo Praia Segura.

O Estado tem o segundo maior monitoramento de balneabilidade do Brasil tendo como base uma metodologia de trabalho segura realizada há mais de 40 anos. As análises são baseadas na Resolução Conama 274/2000 e tem como parâmetro a Escherichia coli, que é uma bactéria encontrada no sistema digestivo dos animais de sangue quente.

O local é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. E impróprio, quando no trecho avaliado for verificada uma das seguintes ocorrências:

a) não atendimento aos critérios estabelecidos para as águas próprias;

b) quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Os resultados e históricos das coletas podem ser acessados na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.