back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteGeada e neve: Inverno vai chegar a Santa Catarina com força total

Geada e neve: Inverno vai chegar a Santa Catarina com força total

Santa Catarina antecipa a chegada de um inverno mais intenso em 2024, com expectativas de condições climáticas severas, incluindo geada e neve mais frequentes e fortes em comparação com o ano passado. O meteorologista Piter Scheuer aponta que, a partir de junho, o estado deverá experimentar um clima mais seco, com a atuação de massas de ar frio significativamente mais intensas, elevando as
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

Santa Catarina antecipa a chegada de um inverno mais intenso em 2024, com expectativas de condições climáticas severas, incluindo geada e neve mais frequentes e fortes em comparação com o ano passado. O meteorologista Piter Scheuer aponta que, a partir de junho, o estado deverá experimentar um clima mais seco, com a atuação de massas de ar frio significativamente mais intensas, elevando as chances de fenômenos de geada e neve, especialmente nas regiões serranas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

De acordo com Piter, o inverno deste ano promete ser notavelmente mais rigoroso, destacando-se pela maior incidência de geada e pela possibilidade de neve na Serra Catarinense e na Serra Gaúcha. A alteração climática deve-se à presença mais marcante de massas de ar frio, que se intensificarão a partir de junho, influenciando diretamente o clima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Já para os próximos meses, há previsão de chuvas irregulares em março e chuvas mais intensas em abril. Maio pode presenciar as primeiras geadas, sobretudo em elevações maiores. Além disso, o fenômeno La Niña, com início esperado no Oceano Pacífico em março, terá seus efeitos mais notórios a partir de maio, prolongando-se pelo resto do ano, contribuindo para um período mais seco e frio, com destaque para a diminuição das precipitações e o aumento da incidência de massas de ar frio.

Este cenário prevê um inverno e uma primavera de 2024 peculiares, com menos chuvas e temperaturas mais baixas, antecedendo um possível período de aquecimento temporário em maio. Embora as projeções exatas do La Niña ainda sejam incertas, a previsão atual sugere que a população catarinense deve se preparar para um inverno com características marcantes, que poderá desafiar a infraestrutura e a rotina dos habitantes e exigir medidas preventivas das autoridades.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.