back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteForça da natureza: Tornado de 100 km/h arranca árvores pela raiz em SC

Força da natureza: Tornado de 100 km/h arranca árvores pela raiz em SC

Entre a noite de quarta-feira (15) e a madrugada de quinta-feira (16), um tornado foi registrado entre as cidades de Itá e Seara, no Oeste de Santa Catarina, deixando um rastro de destruição na região.
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

Entre a noite de quarta-feira (15) e a madrugada de quinta-feira (16), um tornado foi registrado entre as cidades de Itá e Seara, no Oeste de Santa Catarina, deixando um rastro de destruição na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Em Itá, o fenômeno resultou em dezenas de eucaliptos torcidos e na queda de várias árvores. Situação semelhante foi relatada em Seara, onde também ocorreram quedas de árvores devido à intensidade do vento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A Defesa Civil confirmou a formação do tornado através das imagens do Radar Meteorológico de Chapecó, que registrou a ocorrência na madrugada do dia 16, por volta da 1h.

As condições meteorológicas severas na região do Grande Oeste foram influenciadas por uma frente fria na Região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de uma massa de ar quente e úmida vinda do norte. Essa conjunção de fatores resultou em tempestades severas, caracterizadas por vendavais, chuvas intensas, alagamentos e enxurradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

As estimativas do radar apontam que as velocidades do vento durante o tornado superaram os 100 km/h, corroborando os relatos e imagens dos danos observados.

Adicionalmente, as tempestades observadas no Radar Meteorológico de Chapecó apresentaram potencial para descargas elétricas, rajadas intensas de vento, queda de granizo, além de alagamentos e enxurradas devido à intensidade das chuvas.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.