back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteFenômeno "LESTADA" prevê chuvas acima de 200mm em Santa Catarina

Fenômeno “LESTADA” prevê chuvas acima de 200mm em Santa Catarina

A região Sul do Brasil se prepara para uma semana de instabilidade climática significativa, com o fenômeno LESTADA afetando principalmente a Grande Florianópolis, o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Sul de Santa Catarina. Este evento meteorológico, caracterizado pelos ventos leste-oeste, deve trazer mudanças drásticas nas condições do tempo, incluindo a possibilidade de chuvas torrenciais
Compartilhar:
Divulgação / Meteorologista Piter Scheuer

A região Sul do Brasil se prepara para uma semana de instabilidade climática significativa, com o fenômeno LESTADA afetando principalmente a Grande Florianópolis, o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Sul de Santa Catarina. Este evento meteorológico, caracterizado pelos ventos leste-oeste, deve trazer mudanças drásticas nas condições do tempo, incluindo a possibilidade de chuvas torrenciais e isoladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A LESTADA, influenciada pela interação dos ventos com a topografia local, é conhecida por alterar padrões atmosféricos, resultando em formação intensa de nuvens e precipitações concentradas em curtos períodos. A expectativa é de que o fenômeno inicie entre a noite de domingo (26) e a madrugada de segunda-feira (27), com previsões de chuvas e tempestades que se estendem do Sudoeste/Oeste do Paraná ao Noroeste do Rio Grande do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A situação deve se intensificar na segunda-feira (27), com a LESTADA atingindo seu ápice entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira (28 e 29 de novembro). Na Grande Florianópolis, os volumes de chuva podem variar de 50 a 120mm em menos de 24 horas, com potencial para ultrapassar 200mm em 36 horas.

Além das chuvas, espera-se que ventos fortes, com velocidades entre 40 a 80 km/h, atinjam áreas desde Jaguaruna e Laguna, no Litoral Sul catarinense, até Itajaí e Navegantes, no Baixo Vale do Itajaí, devido à intensa infiltração de um cavado atmosférico. Esse cenário aumenta o risco de inundações, erosões, alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente considerando a coincidência com a maré alta, que pode sobrecarregar os sistemas de drenagem urbana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Ressalta-se que a previsão não se restringe apenas à Grande Florianópolis, mas também abrange outras áreas, como o Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC, além do Sudoeste/Oeste do PR. A região pode receber entre 80 e 220mm de chuva entre os dias 26 e 29 de novembro, conforme indicam os modelos meteorológicos atuais.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.