back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioMeio AmbienteEspetáculo: Chuva de meteoros ilumina céu de SC

Espetáculo: Chuva de meteoros ilumina céu de SC

Apesar do céu nublado, a madrugada deste domingo (13) foi marcada pela visibilidade de três meteoros da chuva Perseidas, fenômeno que não deve retornar ao céu brasileiro até 2147
Compartilhar:
Divulgação

Na madrugada do último domingo (13), as câmeras de monitoramento de Monte Castelo, no norte catarinense, registraram a passagem de três meteoros da chuva Perseidas, que puderam ser vistos em todo o território nacional. A observação aconteceu entre 4h30 e 5h30, apesar do céu nublado e da neblina que surgiu no final da madrugada, interferindo no horário ideal para a observação na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, esses corpos celestes fazem parte do cometa Swift-Tuttle, que entrou na parte interna do Sistema Solar pela última vez em 1991 e não deve reaparecer no céu brasileiro até 2147.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O fenômeno deste domingo foi notável por ser parte da chuva de meteoros Perseidas, cujo pico ocorreu neste final de semana no Brasil, permitindo a visibilidade de até 100 meteoros por hora. Além disso, o cometa Swift-Tuttle, associado aos meteoros vistos, tem um núcleo de 26 quilômetros, mais do que o dobro do tamanho do asteroide que causou a extinção dos dinossauros.

A chuva de meteoros continuará até o dia 24 de agosto, mas com menor intensidade, e será seguida por mais eventos astronômicos no segundo semestre de 2023, incluindo seis chuvas de meteoros, dois eclipses e uma superlua. Os entusiastas do céu em Santa Catarina e em todo o Brasil têm muitos espetáculos celestiais a esperar nos próximos meses.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Domingo começa com nevoeiro no Litoral de SC

Neste domingo (04), um intenso nevoeiro marítimo marcou o amanhecer nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com maior intensidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado.

Após novas análises, suspensão de retirada, comercialização e consumo de ostras e moluscos é mantida

A medida é necessária para preservar a saúde dos consumidores, pois as novas análises indicam que ainda há níveis altos da toxina ácido ocadaico nestes animais.

Começo de agosto terá calor de até 40ºC

A MetSul Meteorologia adverte que o começo de agosto trará dias de forte a extremo calor em estados do Sul, Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. A temperatura passará dos 30ºC mais ao Sul do país e ficará ao redor dos 40ºC no Centro-Oeste, de acordo com a análise das projeções dos modelos.

Sistema de alta pressão provoca variação nas Temperaturas em Santa Catarina

Na quarta-feira (31), um sistema de alta pressão começará a dominar o estado de Santa Catarina, trazendo um dia predominantemente ensolarado para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. As demais áreas experimentarão tempo mais nublado, com intervalos de sol e possibilidade de chuviscos no início e no final do dia devido à circulação marítima.